Com a aproximação do Natal e Ano Novo, algumas prefeituras de Mato Grosso anunciam a retomada da celebração pública das datas, que há um ano não acontece por causa da pandemia do novo coronavírus. Cáceres, a princesinha do Pantanal, e Porto Esperidião, são algumas das cidades que planejam uma ‘festança’ para a população, caso os números de covid-19 não aumentem.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Com uma programação de celebração de 13 dias, Cáceres (322 km da Capital) trará atrações nacionais e regionais para se apresentarem em um espaço montado para comportar grande público.
“Faremos uma grande festa de final de ano em um lugar aberto, conscientes de que a pandemia ainda não terminou. A partir do dia 4 de dezembro teremos o Natal de Luz, que é projeto para ser o maior evento depois do FIPE (Festival Internacional de Pesca). Serão 13 dias de atrações musicais", disse Eliene Liberato (PSB), prefeita de Cáceres, durante reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) e outros prefeitos da região Oeste de Mato Grosso.
O município já vacinou 61.330 pessoas com a 1ª dose e 50.075 com a 2ª dose, acumulando uma cobertura de 60% da população. De março de 2020 ao dia 25 de novembro, foram 12.003 casos confirmados da doença e 433 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Atualmente 15 pessoas estão internadas e 20 sendo monitoradas.
Quanto ao Carnaval, a prefeita não garantiu festa e disse que ainda tem tempo para anunciar se fará algum evento na data.
“Prefiro não falar nada agora, pois dependemos do cenário da pandemia e de recursos, que não estão garantidos. Nos preocupa também os registros de casos de covid-19 em outros países. Temos receios e, por isso, não vou me antecipar sobre o Carnaval”, disse.
As comemorações em Porto Esperidião já estão com planejamento em dia. Porém, caso haja aumento no número de casos da covid-19, o prefeito Martins Dias de Oliveira (PSD) irá cancelar a festa.
"O planejamento já está pronto, mas infelizmente ainda estamos com o esquema vacinal baixo. Apenas 67% da população está vacinada, enfrentamos resistência contra a vacina, pois existem alguns teimosos", falou.
Segundo ele, o município conseguiu se manter por 21 dias sem novos casos da doença, mas na última semana 13 pessoas estão internadas e uma pessoa morreu nesta quarta-feira (24).
"Se aumentar mais, vamos cancelar. Também não irei liberar o uso das máscaras. Vamos manter até que o governo decida pela suspensão", garantiu o prefeito.
Sobre o assunto, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo disse que, em dezembro, o governo deve discutir sobre a obrigatoriedade do uso da máscara. Até lá, o foco é na vacinação. “O mais importante nesse momento é a vacinação. Fazer esforço para que as pessoas que não se vacinaram, vacinem. Aqueles que não tomaram a segunda dose, que procurem os postos para tomar. A terceira dose já está chegando e tem gente que não tomou nem a segunda ainda. Então, por agora é pensar nesse grupo", falou.
A população de Porto Esperidião é de 12.017 habitantes, desses apenas 7.505 estão vacinados com a primeira dose e 5.425 com a segunda. Os dados estão no site da Prefeitura, sem data de atualização. Em setembro o município não registrou mortes. Em agosto foram quatro, três homens e uma mulher, vítimas da covid-19. Em outubro, o último óbito foi de uma mulher de 69 anos, no dia 20.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Encontro com prefeitos
Prefeitos de 22 municípios participaram de uma reunião com o governador Mauro Mendes nesta quinta-feira (25) para debater obras e ações na região Oeste.
Participaram os prefeitos de Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.