Acontece dia 31 de outubro o lançamento da exposição de arte “Inrreconcílius Rancores”. Com a proposta de trabalhar assuntos polêmicos, o coletivo Hemma-Thomas prepara para o público uma mostra que foi selecionada pelo Edital da Lei Aldir Blanc - viabilizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com os organizadores, a proposta é diferente da usual. Os artistas apresentam uma visão mais ampla sobre os problemas que assolam a população, uma crítica geral, sobre os pontos fracos que a pandemia evidenciou.
Criado como protesto subversivo em causas menos favorecidas, a exposição apresenta um olhar do mundo underground, exibindo aquilo que muitas vezes é considerado como grotesco e espantoso. E é isso que eles querem trazer à tona: cenários sombrios que provocam os espectadores.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Foi uma loucura fazer essa construção, porque o problema encontrado foi a crise global causada pela pandemia, que mexeu com o psicológico do planeta e todos tiveram que se readaptar a essa nova realidade”, segundo MiHell Abissal.
A produtora cultural Trinca trabalha em cada detalhe para que os artistas através de pinturas em tela, esculturas, instalações, painéis e até facas, decorram sobre temas importantes e inquietantes, entre outros adjetivos, que foram os termos citados pelos criadores da exposição.
O coletivo quer retratar como muitas ideologias caíram ao chão com a chegada da pandemia. A Covid-19 que assustou e arruinou inúmeros projetos “Todos e tudo foi por água abaixo: a política, religião, movimentos ideológicos e os artistas observaram os comportamentos dos seres humanos e pretendemos lançar um pensamento crítico no visitante”, diz o artista do Hemma-Thommas.
O grupo não quer somente expor as obras, mas sim proporcionar à sociedade um pensamento ou uma mensagem, além do senso comum. É preciso sensibilidade para captar a proposta, com temas objetivos e subjetivos que implicam no entendimento do público.
As obras, indiretamente, carregam diversos questionamentos sobre a sociedade em que vivemos e exibem mensagens com alto teor de crítica social, seja implícita ou explicitamente.
Estou satisfeito com o acontecimento(...) uma corrosão vertiginosa sem fim só de pensar na estreia. É algo que não envaidece, apenas gratifica os monstros que perturbam a mente até chegada da "plasmação" dos "objetivos". Diz o artista Mihell Abissal.
O acesso é gratuito e o uso de máscaras é obrigatório, assim como o respeito aos protocolos sanitários, “A Casa do Centro” abrigará a manifestação artística a partir deste domingo.
Serviço
Exposição: “Inrreconcílius Rancores”
Data: 31 de outubro às 18h
Local: A Casa do Centro - R. Gov. Rondon, 715 - Centro Norte, Cuiabá - MT