Agosto começou com temperaturas amenas nas manhãs cuiabanas, um clima atípico para a capital mato-grossense. Apesar do clima agradável nas primeiras horas do dia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para baixa umidade, que pode despencar a apenas 12% nesta segunda-feira, 11 de agosto, índice comparável ao de desertos.
A capital amanheceu com 15°C, mas a máxima prevista para hoje é de 30°C. O aviso do Inmet vale das 12h às 18h e inclui riscos à saúde e ao meio ambiente, como aumento da propagação de incêndios florestais. Pela classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), índices inferiores a 20% já configuram situação de grande perigo.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Previsão para a semana
O clima seco deve persistir nos próximos dias, com mínimas variando entre 15°C e 18°C e máximas entre 31°C e 34°C até a quinta-feira (14). Não há previsão de chuva e a umidade seguirá baixa, mantendo o estado de alerta.
Impactos na saúde
Com o ar seco, o corpo perde mais água, favorecendo a desidratação, irritações nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. Crianças, idosos e pessoas com problemas pulmonares estão entre os grupos mais vulneráveis.
Cuidados recomendados pelo Inmet:
Beber bastante água, mesmo sem sentir sede;
Evitar atividades físicas e exposição ao sol entre 10h e 16h;
Utilizar hidratantes e umidificar os ambientes;
Optar por refeições leves e ricas em frutas;
Procurar atendimento médico em caso de dificuldade para respirar.
Risco de queimadas
O tempo seco e quente favorece o surgimento e a propagação de queimadas. A orientação é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos e não descartar bitucas de cigarro em áreas com vegetação. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).