Apesar da reabertura de bares e restaurantes, consequência do avanço da vacinação que possibilitou a flexibilização das medidas contra Covid-19, a estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT), é de que o segmento consiga se reerguer apenas no final de 2022.
Na pandemia, aproximadamente, 9 mil estabelecimentos fecharam às portas. O número representa aproximadamente 20% dos micro e pequenos empreendedores.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
De acordo com a presidente da Abrasel-MT, Lorena Bezerra, é difícil afirmar o número exato já que até o fechamento de uma empresa gera gastos.
No entanto, Lorena explica que tem observado que os proprietários de bares e restaurantes que não fecharam durante quase dois anos de alta nos casos de covid-19, têm readequado os estabelecimentos.
"Não significa que ele deu baixa na Junta Comercial, eles [empreendedores] simplesmente fecham as portas, então não temos esses dados. Mas percebemos essa movimentação dos bares que fecharam e os que diminuíram [o tamanho do imóvel]. Eram grandes e passaram para um espaço menor".
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)