A seleção brasileira estreou com o pé direito na Copa do Mundo diante da Sérvia, nesta quinta-feira, 24 de novembro. Dentro de campo, o Brasil não tomou conhecimento do adversário e venceu os sérvios por 2 a 0, com dois gols do camisa nove, Richarlison.
Os dois gols do “Pombo”, além de dar a vitória ao Brasil, também fez com que o atacante entrasse para uma lista seleta de craques que estrearam em Copa pela seleção canarinho, marcando dois gols. A lista conta com Ademir Menezes, Pinga, Mazzola, Jairzinho, Careca e Neymar. O maior recordista de gols em estreia é Leônidas da Silva, único a fazer três gols.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Após o feito histórico, Richarsilon afirmou que na seleção ele se garante e aproveita as oportunidades, além de revelar uma conversa com os companheiros dizendo que precisava apenas de uma chance para anotar seu gol.
"Como o professor Tite fala, não sei se vocês estão sentindo o cheirinho de gol, mas aqui na Seleção eu broco mesmo [...] Hoje no intervalo conversei com eles (jogadores) e falei que precisava de uma bola, e ela chegou. Eu estava preparado e consegui balançar as redes”, disse.
Com a vitória diante dos europeus, o Brasil alcança a Holanda na maior sequência invicta entre as equipes que participam da Copa, com 16 partidas de invencibilidade. Os dois times se aproveitaram do tropeço da Argentina por 2 a 1 contra a Arábia Saudita. Na ocasião, os “hermanos” vinham de 36 jogos sem derrota.
Depois da vitória convincente, o técnico da seleção brasileira, Tite, analisou o desempenho do time de modo geral e destacou que não é fácil desempenhar um bom futebol no Catar, pois a temperatura afeta o desempenho físico dos atletas por causa do calor.
“No contexto geral, a vitória foi convincente, sim, mas com diferentes jogos dentro do mesmo. O ritmo quando se joga no mundo árabe... A aceleração começa muito grande e vai caindo, caindo, caindo. Quem não tiver virtudes físicas e técnicas de mobilidade... Primeiro, às vezes a bola fugia, o domínio estava um pouco acelerado, no primeiro tempo. Não era o nosso padrão normal. No segundo tempo, reposicionamos melhor a técnica”, afirmou.
A equipe brasileira volta a campo na próxima segunda-feira, 28 de novembro, para encarar a Suíça pela segunda rodada. A partida está marcada para às 12h (horário de MT).
*Estagiário sob supervisão do editor Tarley Carvalho