Gileno Santoro, conhecido por dublar o personagem Mestre Kame no desenho "Dragon Ball Z", morreu neste sábado (15), aos 74 anos. A causa da morte não foi revelada. A notícia foi confirmada por Wendel Bezerra, dublador do personagem Goku, através do Instagram, e pelo diretor de dublagem do estúdio Centauro, Mauro Eduardo, no Twitter.
Santoro começou na dublagem em 1996, aos 48 anos, no estúdio BKS, e se dedicou principalmente a animações japonesas. Entre suas principais dublagens, estão Tio Chan em "As aventuras de Jackie Chan", Professor Hubert Farnsworth em "Futurama" e Yoki em "Fullmetal Alchemist", além de participações em "Pokémon", "Naruto", "Yu-Gi-Oh", "Cowboy Bebop", “Akira”, “Neon Genesis Evangelion” e "Hunter x Hunter".
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Além de suas dublagens em animações japonesas, ele também dublou produções ocidentais, como os filmes "O cão e a raposa" (1981) e "Os Rugrats e os Thornberrys vão aprontar" (2003), além de séries como "Franklin", "Gravity falls" e "Rugrats". Santoro também atuou em filmes em live-action, como o faroeste "A vingança de um pistoleiro" (2000) e participou de programas de TV, como o clássico "Você decide" (TV Globo).
Em um vídeo gravado em 2018, Santoro se emocionou ao ser reconhecido por um fã durante consulta médica. "Para mim isso é emocionante, porque ele levantou e perguntou 'posso te abraçar?'. Ele me abraçou e chorou. Ele falou ‘você marcou a minha infância'", contou o dublador do tutor de Goku nas artes marciais na ocasião.
Gileno Santoro deixa um legado na dublagem brasileira, com sua voz marcante em personagens que conquistaram fãs ao redor do país. (Com informações: O Globo)