A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou no úlimo dia 25 de setembro a soltura de um quati no Pantanal mato-grossense após o animal se recuperar de queimaduras provocadas por um incêndio.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O animal foi socorrido pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD), que prestou os primeiros socorros e o entregou à Ampara Silvestre para continuar o tratamento. Após a recuperação, a Organização Não Governamental (ONG) destinou o quati à Sema para ser devolvido ao seu habitat natural.
O Quati foi resgatado pelo GRAD em uma ponte na Transpantaneira. Os exames apontaram desidratação e algumas lesões pelo fogo. O animal recebeu o tratamento de fluidoterapia com complexos vitamínicos, anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos. As lesões foram limpas e cobertas com curativos.
Após os primeiros socorros, o tratamento continuou pelas mãos da Ampara, até a cicatrização. Também foi realizada a alimentação com frutas e ovo, no Hotel Sesc Porto Cercado.
Ao constatar que o animal estava apto a retornar ao seu habitat natural, o quati foi destinado à Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, que verificou o melhor local para devolvê-lo à natureza.
Atendimento aos animais
A Sema monitora o Pantanal com o objetivo de ter um panorama atualizado da situação do bioma e das condições de sobrevivência dos animais. Uma equipe especializada da Secretaria realiza o atendimento de animais silvestres e atua também em parceria com veterinários das ONGs credenciadas junto ao Governo Federal, visto que o Ibama tem a competência de controle e gestão dos animais de acordo com a Lei Complementar 140/2011.
A pasta contratou um médico veterinário exclusivamente para o atendimento aos animais, por meio do Programa REM-MT, que compôs a equipe técnica da secretaria que está realizando atendimento in loco . O profissional possui especialização em clínica e cirurgia de animais silvestres e atua há 20 anos nesta especialidade.
Para auxiliar no resgate, captura, atendimento, transporte e remanejamento de animais, estão em campo duas unidades móveis de pronto atendimento. Os veículos possuem equipamentos de contenção, rifle e dardos com tranquilizante veterinário (zarabatana), e outros utensílios que possibilitam o manejo de animais de pequeno, médio e grande porte, de qualquer complexidade.
Monitoramento da água
A existência e a qualidade da água de 120 pontos da Estrada Parque Transpantaneira são monitoradas por uma equipe da Coordenadoria de Fauna da Sema desde abril deste ano. Com os relatórios técnicos, é possível ainda auxiliar na decisão de intervenção, ou não, no Bioma diante da seca.
A dessedentação de animais em pontos mais atingidos pela seca está sendo feita por dois caminhões-pipa locados pela Defesa Civil, em parceria com Sema, Fundação Ecotrópica, Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) e Prefeitura de Poconé. A definição dos pontos e do início da distribuição de água foi tomada em conjunto com o Ibama.
Veja vídeo da soltura: