A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, fez um discurso emocionado na quarta-feira (30) durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde. Prestes a deixar o comando da pasta, ela apresentou um balanço e as dificuldades enfrentadas e dos avanços obtidos ao longo de sua gestão, marcada, segundo ela, pela reconstrução de uma rede deixada em situação crítica pelo ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
“Encontramos uma estrutura desorganizada, com inúmeros contratos vencidos, unidades básicas e especializadas sem manutenção, uma rede endividada e servidores desmotivados. Era um cenário de terra arrasada, fruto de uma gestão anterior completamente descomprometida com o planejamento e com a responsabilidade pública”, afirmou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Apesar do quadro grave, a secretária destacou a postura da atual gestão. “Com coragem e humildade, reorganizamos a rede, fortalecemos os serviços e recolocamos a saúde como uma prioridade real.”
Entre os principais avanços, Lúcia Helena citou o credenciamento de três postos de saúde que estavam sendo utilizados de forma inadequada, a ampliação da cobertura vacinal com o reforço da atenção básica, e a criação de programas de acolhimento, como o “Melhor em Casa”, que leva atendimento domiciliar aos pacientes com apoio de suas famílias.
Ela também anunciou que até o fim do ano os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estão sendo reformados e que será criado um Centro Infantil de Excelência no antigo Pronto-Socorro, com atendimento especializado de pediatras e odontopediatras.
Por fim, a secretária reforçou a valorização dos servidores da saúde e o pagamento de passivos com prestadores de serviço. “Aos poucos, devolvemos dignidade, reconhecimento e condições de trabalho àqueles que sustentam o atendimento à população”, concluiu.
VEJA VÍDEO: