O vereador Sargento Vidal (MDB) reagiu com mágoa ao comentar sobre a falta de investimento financeiro do seu partido em sua campanha a deputado federal na eleição deste ano. Ele afirmou que a falta de acesso aos recursos do Fundão Eleitoral o impossibilitou de percorrer as principais cidades-polo do estado e contratar cabos eleitorais no interior.
Em conversa com jornalistas, Vidal ainda destacou que sua campanha também assustou lideranças do partido que também concorriam à vaga.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Eu trabalhei na pré-campanha aguardando este recurso. Este recurso chegou no dia 1°, foi disponibilizado para todos os candidatos, teve um do interior chamado Ary que foi um valor irrisório também, as mulheres cada uma pegou R$ 500 mil ou 600 mil, e os quatro candidatos que estavam acima [nas pesquisas] pegaram R$ 2,5 milhões. Já para o Sargento Vidal veio zero centavo”, disse.
O emedebista destacou que, sem o recurso, todo planejamento que havia feito para percorrer o estado e se aproximar de grupos que defendem a mesma bandeira foi 'por água abaixo'. Para ele, a sensação foi de “não fiquei chateado, apesar de ter sentido com as pernas amarradas por não poder percorrer”.
“Não tinha a menor possibilidade de sair de Cuiabá. Eu só fui em Poconé, Jaciara, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Rosário, só cidades abaixo de 100 km. Eu gostaria muito de ter ido a Primavera do Leste, Barra do Garças. Em todos esses lugares haviam reuniões pré-agendadas para acontecer durante a campanha. Havia pessoas que seriam contratadas por mim lá. Quando eu vi que os recursos não vinham, eu avisei a todos 'não vai ter recurso'”, comentou.
Vidal avalia que a falta de investimetno em sua campanha impossibilitou que o partido garantisse uma terceira vaga na Câmara Federal. Nesta eleição, a sigla conseguiu garantir a reeleição de Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, e de Juarez Costa.
O vereador considera que as lideranças do partido ficaram receosas com sua campanha, por ter mais de 200 mil seguidores nas redes sociais e por defender bandeiras da causa animal e da religião espírita no estado.
“Faltou apenas dois mil votos para que o MDB fosse dono de mais uma vaga para federal. Eu acredito que imaginavam o seguinte: 'o camarada tem 300 mil seguidores, é o único da bandeira da causa animal, é o único da bandeira da espiritualidade, onde temos 200 mil pessoas no estado, da religião espírita, esse camarada vai tirar uma vaga nossa'. Eu vejo por esse lado. Chegou agora no MDB e quer sentar na janela”, disse.
Vidal ficou em sexto lugar entre os suplentes do MDB, com 5.217 votos.