O vice-líder da Prefeitura de Cuiabá na Câmara, vereador Luís Cláudio (PP), busca assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de obrigar a concessionária de energia de Mato Grosso, a Energisa, a retirar o acúmulo de cabos das empresas de telefonia dos postes de energia elétrica da capital. De acordo com o progressista, a intenção é tornar a cidade mais organizada e segura
"Eu requeri a criação da CPI da Banda Larga nesta Casa. Já temos sete assinaturas e estamos aguardando a adesão dos demais vereadores para que possamos trabalhar na remoção desses cabos das empresas de telefonia que utilizam os postes da Energisa", afirmou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10 de outubro.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ele explicou que a ideia para essa CPI surgiu a partir de uma reunião do Conselho da Comissão do Consumidor, onde a concessionária participou. Na ocasião, ele mencionou o exemplo de João Pessoa, onde uma CPI semelhante realizou um trabalho em conjunto com o Procon local, resultando na identificação e remoção de cabos, tanto clandestinos quanto autorizados.
A autorização para a instalação destes cabos envolve pagamento das empresas de telefonia para a Energisa, de acordo com o vereador. Luís Cláudio ressaltou que a intenção da CPI não é partidária, mas beneficiar a cidade.
"Não é uma comissão parlamentar de inquérito, de base, de oposição, nada disso. É uma comissão parlamentar de inquérito da Câmara para ajudar a cidade de Cuiabá e o próximo prefeito dessa cidade a ficar mais bonita, tirar esses cabos horríveis que às vezes descem até na cabeça das pessoas, dos pedestres que estão caminhando aí, principalmente no centro da cidade."
O vereador concluiu sua fala pedindo a colaboração de todos para a obtenção das assinaturas necessárias para a criação da CPI, que são nove, com a intenção de melhoria no aspecto urbanístico e da segurança da capital.