A reportagem do Estadão Mato Grosso foi procurada por frequentadores do Parque das Águas, em Cuiabá, para uma denunciar o uso irregular de vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcDs) por motoristas que não têm direito a elas. D.S.G.F. é frequentador do parque há mais de um ano e, constantemente, flagra esse tipo de situação.
Cansado da situação, ele denunciou o descaso à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), exigindo fiscalização do local e as devidas providências.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Eu fiz uma reclamação no dia 27 de janeiro e, naquele dia, teve uma fiscalização lá no parque. A Semob que deve fiscalizar essas infrações e, após esse dia, desconheço outra ronda no local ou algo do tipo” disse ele.
Para ter direito à vaga exclusiva, o motorista deve identificar o veículo com o adesivo de PcD, caso contrário, o carro pode ser multado por estar estacionado em vaga exclusiva.
Estacionar em vagas para deficientes físicos ou idosos é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Em caso de desrespeito, o motorista está sujeito à multa de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na carteira de habilitação.
Outro lado
À reportagem, a Semob afirmou que irá monitorar a câmera localizada no Parque das Águas para fiscalizar o uso indevido das vagas PCD e para idosos. Além disso, uma operação será realizada na próxima semana em alguns pontos da cidade, incluindo o parque para a autuação dos motoristas que usam as vagas irregularmente.