A Câmara Municipal de Cuiabá será palco de uma importante discussão no próximo dia 27 de agosto, às 9h, com a realização da audiência pública proposta pela vereadora Paula Calil (PL), para debater o avanço da violência contra a mulher.
O encontro deverá contar com a presença da senadora Margareth Buzzetti (PSD), autora da lei que aumenta a pena dos agressores, da deputada estadual Janaina Riva (MDB) que tem a pauta da violência contra a mulher como marca de sua legislativa e da vereadora Samantha Íris (PL), Além da delegada de polícia civil, especialista no enfrentamento à violência contra a mulher no estado, Jannira Laranjeira.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Mais do que penas mais duras, precisamos mudar a cultura da violência, ensinado crianças, homens e mulheres a identificar os primeiros sinais, indo nas escolas, nos bares e onde este agente se encontra para plantar esta semente”, pontuou Calil
O evento terá ainda a participação do Projeto Social Amarra Cabelo, que desde 2022 atua em Mato Grosso capacitando mulheres, no setor de beleza, para que tenham autonomia financeira e emocional para romper ciclos de dependência e abuso. O projeto irá promover durante todo mês de agosto, palestras, blitzes educativas, rodas de conversa em escolas e distribuição de uma cartilha educativa para homens e mulheres que ensinam a identificar frases e atitudes abusivas muitas vezes camufladas de “cuidado”.
“A violência não é só física. Muitas mulheres e até homens não percebem que estão em relações abusivas porque normalizam o controle, o ciúme e o isolamento”, explica a coordenador do projeto, João Vitor Santos.
A delegada reforça o convite para que toda a sociedade participe e contribua com ideias e soluções. “É um problema coletivo e precisamos de todos para romper essa realidade e tirar todas estas ideias do papel”, destacou.
A audiência acontece no Plenário da Câmara de Cuiabá e é aberta ao público.
O tema tem sido debatido em todo Brasil, principalmente em Mato Grosso que lidera o ranking de violência nacional.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso cobrou nas últimas semanas do governador Mauro Mendes (UB) uma nova ação para frear o avanço no número de casos em várias cidades, ele estuda alternativa e também deve promover uma audiência estadual para debater novas ações.