O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, recepcionou em seu gabinete no final da manhã da última segunda-feira (20), o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Guilherme Maluf. Durante o encontro, o gestor municipal apresentou o resultado de uma auditoria interna sobre o volume de obras supostamente paradas divulgadas na imprensa da capital e que foram prontamente solucionadas.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O prefeito explicou ao conselheiro que realizou uma auditoria interna e descobriu que grande parte do problema residia na falta de atualização de dados pela Prefeitura junto ao sistema de registro de controle do TCE, onde muitas destas obras eram antigas e haviam problemas quanto à localização da documentação.
Em razão disso e feitas as devidas correções (atualização do sistema), os números do volume de obras divulgadas e supostamente paradas despencaram. Das cerca de 300 obras listadas, apenas 39 continuaram estavam de fato paralisadas. E segundo Pátio deverão cair ainda pela metade assim que algumas destas obras forem atualizadas.
O prefeito destacou que concluiu cerca de 350 obras na sua primeira gestão (2017/2020), e está atualmente com 290 obras que se encontram em execução no município.
E ele fez o mea-culpa, reconhecendo que muitos desses erros foram cometidos pela administração, por falta de alimentar o sistema do Tribunal. “Mas nós já detectamos, já alimentamos o sistema; o tribunal já está vendo isso e está aqui para nos orientar sobre o que é melhor para os municípios” frisou.
Em sua fala, o prefeito reiterou seu agradecimento ao conselheiro e parabenizou a sua gestão à frente do TCE pela nova postura que impingiu ao órgão, fazendo com que o mesmo assumisse uma postura mais orientativa para com as Prefeituras do estado, aproximando os prefeitos do tribunal e auxiliando para que elas se tornem cada vez mais transparentes em suas gestões.
E Pátio explicou que já se encontra em curso o trabalho de uma nova organização e normatização por parte da Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno, do Arquivo Municipal e de Patrimônio, bem como, a readequação da lei de Proteção de Dados. “A nossa gestão de almoxarifado está se aprofundando cada vez mais através de um sistema de controle mais eficiente e mais adequado. E tudo isso, nós devemos ao Tribunal de Contas que gradativamente vem nos orientando para que a gente faça uma gestão de qualidade”, explicou.
E continuou. “É importante dizer o seguinte: o presidente Guilherme Maluf teve a coragem de fazer algumas mudanças no Tribunal para que realmente houvesse essa aproximação. Ninguém nega que a estrutura do TCE está bem acima das Prefeituras! Então essa nova gestão está procurando trazer as prefeituras para um nível mais próximo de excelência, e Rondonópolis está aproveitando isso”.
O conselheiro Guilherme Maluf disse que a sua visita a Rondonópolis faz parte da nova postura do órgão, que está colocando em prática a política de aproximação do TCE com Prefeituras, Câmaras Municipais e demais órgãos públicos.