O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, vistoriou o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) nesta quinta-feira, 12 de dezembro, e afirmou que a capacidade máxima já foi atingida, estando com 110% de lotação. O gestor também destacou que o déficit mensal as Saúde de Cuiabá está por volta de R$ 20 milhões. Na última segunda-feira, 9, autoridades políticas e da justiça se reuniram para discutir o problema da Saúde pública em Cuiabá e Várzea Grande.
“Então, essa visita foi no sentido de ver o que está acontecendo e constatou, todos constataram, que realmente há uma quantidade de lotação, com 100, 110% frequente aqui, e viu que há necessidade de mais leitos para a saúde do nosso estado”, disse.
- FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsApp, Telegram e Instagram)
Deiver afirma que o Município está cumprindo com o papel, mas ainda assim é insuficiente para manter o HMC em bom estado de atendimento.
“Então assim, nós do município de Cuiabá, o próprio HMC, ele está cumprindo o seu papel. O que acontece é que não é suficiente. Há outras situações que elas precisam ser abordadas, e isso foi uma das pautas aqui das nossas conversas, que a saúde precisa ser olhada de uma forma mais ampla”, explicou.
Na próxima segunda-feira, 16, diversas autoridades se reunirão para debater uma solução conjunta para a saúde de Cuiabá e Várzea Grande. O encontro deverá contar com os prefeitos em fim de mandato, Emanuel Pinheiro e Kalil Baracat, respectivamente, ambos do MDB, e os prefeitos eleitos, Abilio Brunini e Flávia Moretti, respectivamente, ambos do PL.
O conselheiro Sérgio Ricardo, do Tribunal de Consta do Estado (TCE), afirmou após a reunião que a solução para o problema deve ser traçada na audiência de conciliação com os quatro prefeitos, detalhando os procedimentos para evitar que a Saúde Pública fique paralisada nos próximos meses em meio à troca de mandatários.












