O deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirmou que irá lutar com todas as forças contra a construção de 6 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ao longo do Rio Cuiabá. Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, Wilson afirmou que as PCH vão destruir o Pantanal, prejudicando a pesca e os ribeirinhos.
Wilson vem alertando desde a semana passada que a empresa Maturatti não desistiu de construir as hidrelétricas no Rio Cuiabá, apesar da resistência popular em Mato Grosso. Agora, ele falou sobre os danos que essas hidrelétricas podem causar ao meio ambiente e à sociedade local.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Prejuízos ambientais gigantescos, prejuízos de ordem social às populações ribeirinhas, fim do estoque pesqueiro de natureza nativa, dos chamados peixes migradores, menos água para o Pantanal, há um conjunto de prejuízos”, disse.
Wilson explicou que, para evitar tais prejuízos irreversíveis, vai marcar uma audiência pública com a ANA, em conjunto com o Senado e a Assembleia Legislativa (ALMT), para debater a possibilidade de impedir a construção.
Aos jornalistas, ele explicou os passos que a Maturatti deve percorrer para conseguir as licenças para a construção. Segundo ele, a empresa já está bastante avançado no primeiro passo.
“O primeiro passo seria a Maturatti conseguir a Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH) e ela está bastante avançada nisso. Conseguindo essa declaração, ela vem aqui para a SEMA [Secretaria de Estado de Meio Ambiente]. A SEMA, dando a licença ambiental, ela volta para a ANA para obter a outorga. E aí, o quarto passo seria o início da construção das hidrelétricas. Então, esse assunto voltou à tona, mas nós estamos atentos a isso”, explicou.