“Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia... tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em ondas, como um mar. Num indo e vindo infinito. Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo... Não adianta fugir, nem mentir, pra si mesmo agora... Há tanta vida lá fora, e aqui dentro sempre... como uma onda no mar...”
Alguns dias atrás estava escutando essa música do Lulu Santos, e me veio em pensamento uma analogia com o nosso momento atual... ou talvez com a nossa vida...
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Estamos há quase três meses em quarentena, vivendo dia pós dia, esperando passar tudo isso, e voltar a nossa vida “normal”.
Esperando que consigam descobrir a cura de um vírus, um vírus que veio e literalmente parou o mundo.
Inicialmente pensávamos que seria por alguns dias, e logo voltaríamos a nossa rotina. De repente, tivemos que nos reinventar, e nos adequar à nova realidade. Uma realidade que está virando normalidade, e talvez nem tenhamos percebido ainda, de tão preocupados que estamos com o futuro, ou talvez presos ao passado, com a vida que tínhamos... quem sabe.
A cura do vírus virá, o Covid-19 vai passar, mas te convido a pensar, e a cura do nosso vírus interior? Nossos medos e crenças que nos aprisionam? Quem vai cura-los?
Caro leitor, te convido a refletir, como estão seus pensamentos? E suas ações? Que tipo de conduta você está tendo nesse momento? Não com os amigos, trabalho ou família... Estou falando de você! O quanto está olhando e encarando a você mesmo? Procurando entender seus pensamentos, sentimentos e ações ao invés de apontar um culpado de tudo isso? Seja ele o Coronavírus, o Governo, a China, ou qualquer outra coisa.
Não é de hoje que vivemos “num indo e vindo infinito”, e tentando mentir para nós mesmos diariamente e muitas vezes responsabilizando o externo pelas nossas ações e sentimentos.
É hipocrisia falar que o mundo antes da Pandemia não mudava o tempo todo... sempre houveram mudanças em tudo, a única diferença é que não parávamos para olha-lo. Não parávamos para nos preocupar, pois dentro de uma “normalidade” estávamos vivendo.
A Pandemia está aí, mas... e depois dela? Quais outros vírus mentais irão continuar entre nós?
Não estou tirando a gravidade do que ocorre no planeta, mas sim, trazendo para você a reflexão e auto responsabilização do que acontece no seu mundo interior.
Respire fundo, viva o agora! O que você pode fazer nesse momento para que ele seja realmente o melhor de sua vida? Porque esperar passar algo, ou coisa, que não está no seu controle para então decidir viver ? Você está vivendo? Ou somente existindo?
Que tal mudarmos a playlist para algo do tipo:
“Eu vejo um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera. Com habilidade pra dizer mais sim do que não! Hoje o tempo voa, amor. Escorre pelas mãos, mesmo sem se sentir, não há tempo que volte, amor. Vamos viver tudo que há pra viver. Vamos nos permitir!”
Te convido a se permitir viver!
Te convido a se jogar nesse mar de emoções e de VIDA que acontece a cada segundo do seu dia!
A VIDA é um quebra cabeça... e cada dia é uma peça dele. Você é quem decide qual imagem no final irá formar.
Laíssa Miranda
Consultora em Desenvolvimento Humano , Psicanalista, Analista Comportamental e Master Coach Trainer.