O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, de seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus familiares imediatos. A decisão teria efeito imediato e foi divulgada por meio da rede social X (antigo Twitter).
Rubio afirmou que o presidente Donald Trump determinou punição a estrangeiros responsáveis por censura de liberdade de expressão protegida nos EUA, acusando Moraes de liderar uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O complexo de perseguição e censura criado por Moraes não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também ultrapassa as fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, escreveu Rubio.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A medida acontece no mesmo dia em que Moraes determinou que Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou risco concreto de fuga e intimidação a autoridades brasileiras. O ministro também proibiu Bolsonaro de entrar em embaixadas e de manter contato com diplomatas estrangeiros.
Em resposta à medida, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, que reside nos EUA, ironizou a situação: “Eu não posso ver meu pai, agora tem autoridade brasileira que não verá seus familiares nos EUA também.”
O caso eleva o tom da tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, especialmente após o endurecimento das críticas de Trump ao STF e ao governo Lula, acusados de violarem a liberdade de expressão e o devido processo legal.

Tradução: O presidente dos EUA deixou claro que sua administração responsabilizará estrangeiros que sejam responsáveis por censura de liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. O Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, iniciou uma caça às bruxas política contra Jair Bolsonaro que criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola os direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil para atingir americanos.
Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e de seus aliados na corte, bem como de seus familiares imediatos, com efeito imediato."