O Líbano sofreu um apagão depois que as duas maiores usinas que abastecem o país pararam de funcionar por falta de combustível, informou o governo libanês à agência Reuters neste sábado (9). A expectativa é de que o funcionamento não volte ao menos até segunda-feira (11).
Por causa da parada das usinas, a capital Beirute ficou sem luz. Porém, como os libaneses já mantinham o hábito de usar geradores, o blecaute não foi completo — o problema é que essa solução acaba sendo temporária porque funciona a diesel, que está com estoques baixos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui) ou para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui).
"O desligamento das duas usinas afetou diretamente a estabilidade da rede de energia e levou à sua completa parada, sem possibilidade de volta das operações neste momento", disse em comunicado a companhia energética estatal do Líbano.
A estatal disse que vai usar a reserva de combustível do exército para tentar retomar as operações das usinas temporariamente. Porém, isso não deve ocorrer tão cedo.
O Líbano passa por grave crise econômica e caos político, que se agravaram com a explosão no porto de Beirute há um ano. Em setembro, o país finalmente conseguiu chegar à formação de um novo governo, com a nomeação de Najib Mikati para o cargo de primeiro-ministro.