O presidente do Hospital H.Bento, o médico Fábio Mendonça, esclareceu nesta quinta-feira (17) os motivos pelos quais o hospital deixou de oferecer o serviço de Pronto Atendimento ortopédico para pacientes do plano Unimed.
A decisão tem gerado transtornos e reclamações por parte dos pacientes que buscam atendimento em casos de urgência e emergência 24 horas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“A Unimed passa atualmente por uma nova gestão e, de forma unilateral, decidiu descredenciar o Hospital H.Bento, mesmo diante de todo o histórico de atendimento ortopédico e dos serviços prestados à comunidade. A operadora tem essa autonomia, e trata-se de uma decisão de gestão”, explicou o presidente, em entrevista ao programa Entre Elas, da rádio CBN Cuiabá.
Segundo Fábio Mendonça, uma das alternativas encontradas foi manter o atendimento em consultas durante o dia, por meio dos médicos cooperados do hospital.
“Nós sofremos com isso, e os pacientes também, porque sabemos que os Prontos Atendimentos de outros hospitais acabam ficando lotados. Quem procurar o PA do H.Bento durante o dia será atendido pelos médicos cooperados e, se houver necessidade de imobilização, medicação ou outro procedimento, o hospital arca com os custos, sem repasse da Unimed. Dessa forma, conseguimos manter o atendimento no período diurno. Já à noite e nos finais de semana, quando não há médico cooperado, o atendimento não é realizado”, pontuou.
Questionado sobre a possibilidade de um acordo para retomar o credenciamento com a Unimed, o presidente afirmou que houve diversas tentativas de negociação, todas sem sucesso.
“Há dois anos seguimos em tratativas, tentando ao máximo evitar que a população fique desassistida, mesmo enfrentando uma dificuldade de ordem político-administrativa. Tentamos retomar o atendimento, mas recebemos a resposta de que não há interesse por parte da operadora em reativar o credenciamento”, concluiu.
OUTRO LADO
A Unimed Cuiabá se manifestou por meio de nota:
A respeito da matéria veiculada sobre o descredenciamento do Pronto Atendimento do Hospital H-Bento, a Unimed Cuiabá esclarece que o descredenciamento em 21 de janeiro de 2024, ocorreu de forma regular e conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). À época, a rede credenciada já era suficiente para atender com qualidade todos os seus beneficiários.
A cooperativa reforça que o processo foi amplamente comunicado aos beneficiários com a antecedência necessária, como preconiza a ANS, e que, desde então, mantém rede credenciada suficiente e habilitada para atender à demanda assistencial, incluindo especialidades como a ortopedia.
Ressaltamos ainda que a Unimed Cuiabá inaugurou, em 29 de maio de 2025, seu hospital próprio, o que representa um importante marco para a ampliação e qualificação do atendimento à saúde de seus clientes. Neste momento, a cooperativa segue em fase de estruturação para a oferta de plantão de ortopedia em seu Pronto Atendimento próprio, reforçando o compromisso com a qualidade e a resolutividade da assistência prestada.
Unimed Cuiabá