A Delegacia Especializada de Fronteira (Defron) deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação Busão contra uma quadrilha especializada em tráfico de entorpecentes que utiliza 'mulas' para o transporte de drogas em viagens de ônibus a outros estados.
Os seis mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Cáceres, em conjunto com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o 6º Comando Regional da Polícia Militar.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
As diligências realizadas na Operação "Busão" demonstraram o envolvimento dos criminosos que integram um esquema de tráfico de drogas interestadual.A investigação teve início em outubro do ano passado e a Defron apurou que a quadrilha operava recebendo a droga em Cáceres e depois embalava o entorpecente em plástico filme no corpo das 'mulas', principalmente na região da barriga e cintura. Em seguida, essas pessoas viajavam de ônibus para os estados de Goiás e Maranhão.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, na residência de um dos suspeitos, foram apreendidas porções de maconha e pasta base de cocaína, além de dinheiro, celulares e material utilizado para embalar a droga.
Investigação
Também foi preso em Cáceres o casal responsável pela cooptação de pessoas que aceitavam realizar o transporte do entorpecente em ônibus, por certas quantias em dinheiro.
Durante período de monitoramento e vigilância da investigação, a equipe da Defron, em ações integradas com outras forças de segurança prenderam oito pessoas suspeitas que viajavam conduzindo a droga ao corpo. Nessas ações foram apreendidos 25 quilos de pasta base de cocaína. As prisões foram possíveis graças à troca de informações com a Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE) e Polícia Civil do Maranhão.
Outra prisão ocorreu na cidade de Cuiabá, quando uma mulher de 20 anos tentava levar a droga também para o Maranhão.Duas desas prisões foram realizadas no estado do Maranhão. Os policiais prenderam um casal na cidade de Igarapé do Meio, que recebeu a droga de uma 'mula' que saiu de Cáceres. Em busca domiciliar na residência do casal foram localizados 12 quilos de pasta base de cocaína.