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Geral Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 23:03 - A | A

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EMPREGOS MANTIDOS

Apesar do avanço da IA, empresas não têm intenção de reduzir suas estruturas no futuro, diz estudo

Levantamento sobre Tendências de RH mostrou os impactos da tecnologia no conhecimento aprofundado das companhias, organização estratégica, as ferramentas mais utilizadas entre outros dados

Assessoria de Imprensa

O mercado de trabalho está em constante evolução, impulsionado pela Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias. Essa transformação profunda está redefinindo as práticas de RH, desde o recrutamento até a gestão de talentos. A consultoria global de gestão organizacional, Korn Ferry, em seu estudo "Tendências de RH 2024-2025", aprofunda a análise do impacto da IA nesse cenário, apresentando dados relevantes sobre as mudanças em curso.

O estudo revela que a preocupação com a redução de quadros, devido à inteligência artificial generativa, é menor do que se imagina. Embora 9% das empresas planejem diminuir sua estrutura no futuro, a maioria (90%) não tem essa intenção. Apenas 1% já adotou essa medida, até o momento.

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Questionados se as empresas têm habilidades aprofundadas em relação à Inteligência Artificial Generativa, 36% discordam sobre isso e 38% não acreditam e nem desacreditam. Apenas 1% afirmou que concordar totalmente.

A pesquisa revelou que a maioria das empresas ainda não possui habilidades aprofundadas em inteligência artificial generativa, de acordo com a percepção dos respondentes. Apenas 1% concordou totalmente com essa afirmação, enquanto 36% discordaram e 38% se mostraram neutros.

Mesmo com o avanço das novas tecnologias, as organizações ainda são resistentes sobre à utilização dessas soluções inovadoras no seu cotidiano. A maioria (74%) diz não utilizar alguma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, apenas 26% afirmam utilizar a IA internamente.

Os dados do estudo também revelaram quais são as ferramentas que essas companhias mais utilizam em sua gestão: o ChatGPT (62%), Copilot (52%), Viva (4%), Bard (1%) e outros (26%) foram as opções mais respondidas.

Segundo Rodrigo Accarini, Sócio e Líder da área de Soluções Digitais no Brasil, da consultoria global de gestão organizacional, Korn Ferry, mesmo com o grande potencial da Inteligência Artificial para otimizar processos e impulsionar o crescimento das empresas, muitas organizações ainda enfrentam uma lacuna significativa de conhecimento sobre como aplicar essa tecnologia em seus negócios e uma resistência em adotar a ferramenta.

“Há falta de habilidades em IA. Nós temos o desafio de escassez de profissionais que sejam mais qualificados, o que limita sua capacidade de aproveitar os benefícios dessa solução. Além disso, a complexidade com a tecnologia e a incerteza sobre o retorno do investimento de fato também dificulta a adoção.”, explica.

A IA no cotidiano

Ao serem questionados sobre como a empresa utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial Generativa no dia a dia, o levantamento identificou que a maioria opta pela eficácia de processos (59%) e chatbot interno (59%). Outros preferem aproveitar a IA para pesquisas internas (48%), análise preditiva (42%) e redução de vieses (23%).

Potencial presente e futuro

O levantamento da Korn Ferry se aprofundou em entender, em relação ao presente, como as companhias classificam o uso de Inteligência Artificial Generativa dentro do processo interno de RH nas empresas e seus setores. As classificações foram feitas em níveis, sendo 1 (muito baixo), 2, 3, 4 (mediano) e 5 (muito alto).

Por exemplo, como nível muito baixo, os setores de saúde e segurança no trabalho (56%), gestão de mudança e desenvolvimento organizacional (55%), análise de dados/people analytics (43%), comunicação interna (45%), diversidade e inclusão (58%) entre diversos outros, listados abaixo, ao lado dos de níveis medianos e superiores.

O levantamento também se preocupou em compreender como as empresas classificam o uso de Inteligência Artificial Generativa dentro do processo interno de RH, mas com o recorte voltado para o potencial futuro nos mesmos setores.

“Embora a inteligência artificial seja uma tendência inevitável, as empresas demonstram resistência em adaptá-la aos seus processos.

A falta de conhecimento sobre a nova tecnologia, a preocupação com a reestruturação interna e o medo de perder empregos são alguns dos principais obstáculos que notamos. É fundamental oferecer informações e suporte para auxiliar as empresas na superação desses desafios e aproveitar os benefícios da IA”, finaliza Accarini da Korn Ferry.

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