Sonhar com um objetivo maior está mais fácil para o Cuiabá. O domínio brasileiro na Libertadores da América e da Copa Sul-Americana pode garantir até 9 vagas para clubes nacionais na maior competição de futebol das Américas e permitir que até o 15º colocado do Brasilerão seja inscrito na Sul-Americana. Isso significa que se o Dourado conseguir atingir seu objetivo de permanência, há 94% de chances de disputar um torneio continental.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
Ainda tem muita água para passar nesse moinho, mas tudo encaminha para isso. Para que o G6 (grupo de acesso à Libertadores da América) se torne um G9, é preciso que os campeões da Libertadores (Flamengo ou Palmeiras), da Sul-Americana (Athletico-PR ou Bragantino) e da Copa do brasil (Athletico, Flamengo, Atlético-MG ou Fortaleza) terminem entre os primeiros colocados no Brasileirão. Atualmente, todos eles ocupam a metade de cima da tabela.
Em 10º lugar na tabela, o Cuiabá já conseguiria garantir sua vaga se permanecesse na mesma posição, mas pode melhorar suas chances de entrar na Libertadores se conseguir ‘deslanchar’ nos próximos jogos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A princípio, os brasileiros tinham sete vagas na Libertadores de 2022: para o campeão da Copa do Brasil e para os seis primeiros do Brasileirão. Além disso, o campeão da Libertadores e o campeão Sul-Americana.
Caso se confirme o G9, 75% dos 20 participantes do Brasileirão irão disputar um torneio sul-americano em 2022, um feito inédito. Apenas o 16º colocado, o último a se salvar do rebaixamento, ficará fora do calendário internacional no próximo ano.
Claro que essa configuração não é uma regra, até porque os campeões continentais e o campeão da Copa do Brasil podem cair na tabela do Brasileirão. Só que mesmo se isso acontecer, as vagas estarão lá. Exceto na remota possibilidade de um dos três terminar o Brasileirão em 16º lugar, ou abaixo.
A final da Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras, será disputada em 27 de novembro. Uma semana antes, no dia 20 de novembro, ocorre a final da Sul-Americana, entre Athletico-PR e Bragantino.
Já a Copa do Brasil ainda está na fase de semifinais, com Athletico-PR x Flamengo em uma chave e Atlético-MG x Fortaleza na outra. Os confrontos ocorrerão nos dias 20 e 27 de outubro, às 21h30.