O Cuiabá terá problemas importantes para enfrentar o Athletic-MG neste sábado, às 18h (de Brasília), 17h de Mato Grosso, na Arena Sicredi, em São João del Rei, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre suspensão e lesões, o técnico Eduardo Barros não poderá contar com cinco jogadores, em um momento em que a equipe tenta reagir na competição após mais um tropeço dentro de casa.
A principal baixa é o meia David Miguel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido no empate em 1 a 1 com o Criciúma, na Arena Pantanal. Revelado nas categorias de base do clube, o jogador de 19 anos vinha sendo uma das peças mais utilizadas da equipe na Série B. Até aqui, participou das sete rodadas disputadas, sendo titular em seis partidas.
Além da suspensão, o departamento médico segue cheio no Dourado. O atacante Hernandes, um dos destaques ofensivos da equipe na competição com dois gols marcados, continua fora após sofrer lesão muscular. O jogador já iniciou fase de transição física, mas ainda não teve condições de viajar com a delegação para Minas Gerais.
Também seguem indisponíveis o zagueiro Vitor Mendes, que trata um problema na fíbula, o volante Luiz Otávio, lesionado no joelho, e o lateral-esquerdo Lorenzo, que sofreu lesão enquanto atuava pela equipe sub-20.
- FIQUE ATUALIZADO: Siga nossas redes sociais e receba informações em tempo real (WhatsApp, Telegram e Instagram)
Após o empate diante do Criciúma, Eduardo Barros admitiu que a sequência de problemas físicos vem impactando diretamente o desempenho da equipe e reduzindo as opções para montagem do time.
“Perdemos quatro jogadores de uma rodada para outra. São atletas que dariam peso à equipe. Isso impacta diretamente nas opções e no desempenho”, afirmou o treinador.
O técnico também demonstrou preocupação com a dificuldade do Cuiabá em transformar controle de jogo em resultado positivo. Contra o Criciúma, o time sofreu o gol de empate aos 48 minutos do segundo tempo, em lance de bola parada, e viu escapar uma vitória importante dentro de casa.
“Não dá para tomar gol aos 48 minutos. Era um jogo que precisava ser controlado. Faltou esfriar a partida e evitar a bola parada. Perdemos dois pontos importantes”, lamentou.
Apesar da pressão crescente da torcida, Eduardo Barros tentou destacar aspectos positivos do momento recente do clube. O Cuiabá soma quatro partidas sem derrota, mas venceu apenas uma vez na Série B e acumula cinco empates em sete jogos.
“Se olhar o copo meio cheio, são quatro jogos sem perder. Com uma vitória a mais, estaríamos próximos do G-6”, avaliou.
Em meio às ausências, a novidade da delegação é o retorno do meia-atacante Mateus Santos entre os relacionados. Contratado no início da temporada, o jogador de 27 anos volta a aparecer após ficar fora das últimas três rodadas por opção técnica.
A última atuação de Mateus foi diante do Operário-PR, pela quarta rodada da Série B. Na ocasião, ele entrou no segundo tempo, mas acabou substituído antes do fim da partida. Desde então, não vinha sendo utilizado nem no banco de reservas.
Outro atleta em recuperação é o zagueiro Alan Empereur. Fora desde outubro de 2025, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o defensor já iniciou trabalhos com bola junto ao grupo e está em fase de transição física. A expectativa do clube é contar com o jogador ainda na segunda quinzena de maio.
Atualmente, o Cuiabá ocupa a 15ª colocação da Série B, com oito pontos conquistados em sete partidas. A campanha soma uma vitória, cinco empates e uma derrota, com quatro gols marcados e quatro sofridos.
Diante do Athletic-MG, fora de casa, o Dourado tenta não apenas encerrar a sequência de empates, mas também aliviar a pressão por resultados e ganhar fôlego na luta para se aproximar da parte de cima da tabela.













