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Especial Covid-19 Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020, 20:41 - A | A

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020, 20h:41 - A | A

A PANDEMIA NÃO ACABOU

Estados apelam para a dor em propagandas de fim de ano

Tarley Carvalho
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Em 2020, a aproximação das festividades de fim de ano traz consigo a preocupação de uma nova catástrofe pelo novo coronavírus. Especialistas apontam para a possibilidade de estas comemorações gerarem uma situação ainda pior que a enfrentada durante a primeira onda da pandemia. Com isso, Estados de todo o país têm produzido campanhas publicitárias que apelam para a dor da perda de entes queridos, numa tentativa de sensibilizar sua população quanto à responsabilidade com a vida e com o cumprimento das medidas de biossegurança.

A reportagem consultou as redes sociais Facebook e YouTube de todas as 27 unidades da federação. Ao todo, foram encontradas sete peças publicitárias relacionadas ao tema. Confira.

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O Estado de Mato Grosso, em sua peça, traz a narrativa de um homem que perdeu a esposa após infectá-la com o novo coronavírus. Na propaganda, ele lamenta o ocorrido, que acabou tirando sua vida.

 

O Governo da Bahia também criou uma peça publicitária tocante para o fim de ano. Nela, uma jovem participa de uma festa de réveillon e acaba tirando a máscara para a foto e cumprimentar uma amiga. A personagem acaba sendo infectada e transmite o vírus para a mãe, que aparece internada ao final da propaganda.


O Governo do Estado de Sergipe, por sua vez, apostou em uma peça com menos apelo, mas tão importante quanto. Nela, um idoso conversa com a família por videochamada, explicando que está com saudades, mas que não morrerá por ela. Ele ressalta que, diferente do sentimento, o vírus pode tirar a vida das pessoas de forma rápida e, por isso, pede que sua família não o visite durante a pandemia, para comemorarem juntos quando for seguro.


Já o Governo do Estado da Paraíba preferiu usar tom descontraído. Na peça, as pessoas combinam suas máscaras com a roupa que veste, enquanto a narradora explica o significado de cada cor e recomenda que as pessoas comemorem o fim de ano apenas com quem mora na mesma casa.


O Estado do Rio Grande do Norte também apostou para a sensibilização. A propaganda acontece de trás pra frente, com um paciente sofrendo algum tipo de parada e profissionais de saúde o reanimando. O caso segue rumo ao passado, passando pelo momento em que o homem foi levado pela ambulância, seu contato com uma jovem, supostamente filha, até o momento em que a mostra participando de uma festa de réveillon.


Extremamente tocante, talvez a mais entre todas, a propaganda de fim de ano do Governo do Estado do Ceará traz o relato de uma filha no tradicional amigo secreto. Às câmeras, ela dá detalhes das características de seu amigo oculto. Ao final, ela revela que se trata de seu pai, mas que ele não pode estar presente porque faleceu em decorrência do vírus após ser infectado por ela.


O Governo de Rondônia também preferiu não chocar sua população e se limitou a explicar que, embora seja uma época de festividades, o país passa pelo enfrentamento à pandemia. A peça destaca que pessoas viajam longas distâncias para encontrar a família, mas que neste ano muitos não poderão estar presentes porque perderam a batalha para a covid-19. A propaganda reforça o cumprimento do protocolo de biossegurança.

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