Alexander Maia, Tatiane Santana Teixeira da Silva e Wiasmyne Oliveira foram os três sorteados para ter o direito de comprar, sem impostos, as duas motos e o carro ofertados por concessionárias participantes do Dia Livre de Impostos (DLI) em Cuiabá. Os contemplados com o direito de compra têm 72 horas para comparecer à concessionária e efetivar a compra.
Mais de 40 mil pessoas se inscreveram em busca da oportunidade de adquirir veículos com preços reduzidos, já que os tributos serão absorvidos pelas empresas organizadoras. A carga tributária no Brasil representa uma parcela significativa do valor final pago pelo consumidor.
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A Moto Pop, por exemplo, tem valor de mercado de R$ 11.350,00, mas sem impostos, custa R$ 8.424,00 — uma diferença de R$ 2.926,00. Já a Moto Factor 150, vendida normalmente a R$ 19.239,00, sairá por R$ 15.687,00, com economia de R$ 3.552,00. No caso do Fiat Mobi Like, a diferença chega a R$ 13.544,00 — o carro será vendido por R$ 66.446,00, frente ao valor habitual de R$ 79.990,00.
Segundo o representante da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), Paulo Boscolo, além dos veículos estarem livres de impostos, os compradores poderão negociar as condições de pagamento, inclusive com financiamento ou entrada com veículo usado.
Boscolo esclarece que mesmo com o desconto repassado ao cliente, os tributos serão pagos pela Fenabrave em parceria com a CDL Cuiabá. “As empresas recolhem os impostos normalmente. O desconto é uma estratégia de conscientização”, reforçou.
O superintendente da CDL Cuiabá, Marcelo Carrijo, ressaltou que o DLI é uma ação de conscientização da alta carga tributária que os brasileiros pagam. “A cada ano que passa este movimento cresce”.
Carrijo diz que em 2025, o DLI contou com a participação de cerca de 900 empresas em Cuiabá. No setor de combustíveis, três postos participaram, dois a mais que no ano anterior. Cada um ofertou mil litros de gasolina.
O Dia Livre de Impostos é uma iniciativa nacional promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e suas CDLs Jovem. O objetivo é conscientizar a população sobre o impacto da alta carga tributária e estimular o debate sobre a necessidade de uma reforma tributária mais justa e eficiente.