Insatisfeitos com o retorno financeiro, um grupo de quase 250 motoristas de aplicativo que atuam em Cuiabá paralisaram as atividades em protesto contra o novo serviço criado pelas empresas. Trata-se de um produto promocional, que oferece corridas mais baratas nos períodos com menor demanda de passageiros. A mobilização, realizada nessa terça-feira (23) também ocorreu em outras cidades brasileiras, como Porto Alegre (RS) e Uberaba (MG).
Para um motorista de aplicativo que já ganha menos de 50% do valor da corrida realizada, a chegada do novo produto promocional no mercado aumentou as queixas da categoria. “A taxa paga aqui em Mato Grosso é a menor do Brasil. Com a promoção, recebemos em viagens um mínimo de dois reais e quarenta e cinco centavos (R$ 2,45), sendo que a tarifa mínima em outros estados é em média seis reais”, aponta Flávio Mesquita Munhoz da Silva, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo - Guerreiros (Amag-MT).
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Segundo os organizadores da ação de ontem (23), cerca de 250 trabalhadores foram até a unidade de atendimento da empresa Uber, em Cuiabá, para levar a reclamação. A intenção era expor a insatisfação com os valores recebidos pelos motoristas. “Estamos aqui na frente, só que eles colocaram seguranças na porta e falaram que não tem ninguém para nos atender; mas sabemos que tem”, relatou Flávio.
Queixas relacionadas ao modelo de trabalho criado por empresas como a Uber têm reunido grupos de motoristas em protestos por melhorias. Sem direitos trabalhistas e considerados autônomos, os motoristas tentam conquistar melhores condições para a atividade.
Em agosto do ano passado, a Uber lançou no país a categoria Uber Promo aos parceiros do UberX. Logo em seguida a 99, empresa do mesmo ramo de atuação, também criou a 99Poupa, com a mesma proposta da concorrente.
“Essa taxa promocional é ótima para os passageiros, mas prejudica o motorista, por isso queremos um aumento dessa margem para no mínimo seis reais”, reclama Flávio, que também atua no ramo.
Em simulação de uma corrida entre os bairros Tijucal e Quilombo, na capital, a taxa promocional para o consumidor sai quase 15% mais barata que a corrida comum. Nesse exemplo, enquanto o trajeto na modalidade UberX custaria R$ 13,78, na promocional o passageiro pagaria R$ 11,71. A opção promocional surge nos períodos de baixa demanda desses aplicativos.
Ao anunciar a modalidade, a empresa Uber disse que uma das propostas era a de evitar aglomerações em horários de alta demanda das corridas, com preços mais camaradas aos usuários que solicitarem o serviço nesses períodos.
O buraco é mais embaixo
Os motoristas de aplicativo também querem que as empresas façam atualizações das taxas pagas aos motoristas. De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Mato Grosso (AMA-MT), Cleber Cardoso, há cinco anos os trabalhadores não têm reajustes. “Tudo aumentou, combustível, manutenção do carro, pneu, mas continuamos ganhando o mesmo valor por trecho rodado. Para você ter uma ideia, numa corrida de 26 reais, recebemos apenas 12 reais”, afirma Cardoso.
Projetos de melhorias já entraram na pauta de projetos do Congresso Nacional. Um deles é o Projeto de Lei 4.172/2020, de autoria do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), que pretende regulamentar as relações trabalhistas entre as plataformas de aplicativo e trabalhadores. Caso o texto seja aprovado, a categoria conquistará direitos e obrigações semelhantes ao sistema trabalhista do país.
“Trabalhamos junto as esferas municipal, estadual e federal para melhorar as condições para o motorista e diminuir o apetite dessas empresas por lucros. Defendemos a adaptação do modelo que foi adotado na Califórnia (EUA) para o Brasil, pois a legislação trabalhista do nosso país é desleal. A ideia, em resumo, é que as plataformas respeitem o motorista. Por exemplo, se ele trabalhar no mínimo de oito horas diárias, independente do que faturar, receba um salário mínimo no mês”, sugere Cleber.
A batalha contra as plataformas de aplicativo é complexa. O sistema das empresas destoa das legislações trabalhistas dos países em que atuam e dá indício de desgastes. Neste mês, as empresas de aplicativo sofreram mais uma derrota. A Suprema Corte do Reino Unido decidiu que os motoristas do Uber têm direitos trabalhistas e não são apenas colaboradores da empresa.
OUTRO LADO
REDUÇÃO DE CUSTOS
A Uber quer reduzir os custos de quem realiza viagens de carro e entregas usando a nossa plataforma. Com os recém-lançados Uber Conta e o Uber Chip (plano de celular pré-pago), por exemplo, os parceiros conseguem economizar mais do que em qualquer outra plataforma. Uma vez implementados, os dois terão impacto positivo direto nas finanças das mais de 1 milhão de pessoas que usam a Uber para ganhar dinheiro.
Com relação a combustíveis, há quase dois anos lançamos o Uber Pro (programa de vantagens para parceiros) incluindo uma parceria com a rede Ipiranga para dar cashback de 4% em gastos com combustíveis pelo app Abastece Aí.
Pagando com o app Abastece Aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, pra isso, precise gastar pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais e mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo.
Além dessas vantagens, o Uber Pro ainda dá acesso ao motorista ou entregador parceiro da Uber a descontos em exames e consultas na rede particular (em parceria com a Vale Saúde Sempre), cursos online de inglês de graça (em parceria com o app Rosetta Stone) e descontos em cursos online de graduação (em parceria com o Grupo Kroton).
UBER PROMO
O Uber Promo é uma categoria que foi criada durante a pandemia da COVID-19 para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento. Portanto, o Uber Promo só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X.
O motorista parceiro da Uber é totalmente livre para decidir se aceita ou não uma viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre pra decidir se quer receber solicitações de viagens com o Uber Promo ou não. No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender.
DESCONTOS EM UBER X
Com relação a promoções em viagens de Uber X, é importante esclarecer que elas nunca impactam os ganhos dos motoristas parceiros. É a Uber quem arca com esses custos, por meio, principalmente, da redução da taxa de serviço.