Dollar R$ 5,17 Euro R$ 5,62
Dollar R$ 5,17 Euro R$ 5,62

Economia Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 22:15 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 22h:15 - A | A

EXPECTATIVA

Mercado da moda em MT deve faturar R$ 600 milhões no final do ano

O setor de moda será um dos mais procurados pela maioria do público, com mais de 50% das intenções de compras

ÍconePress Assessoria de Imprensa

Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT) indicam que Mato Grosso deve obter cerca de R$600 milhões em vendas durante o período natalino. Neste quadro, o setor de moda será um dos mais procurados pela maioria do público, com mais de 50% das intenções de compras.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado (Sincalco-MT), Junior Vidotti, aponta que a expectativa é que haja um aumento de pelo menos 10% nas vendas dos setores calçadista e de moda no período natalino.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“A melhora nos valores, também é em virtude da boa condição da economia, atrelada ao período de fim de ano. Consideramos o 13º salário e as expectativas positivas dos consumidores e empresários durante todo o ano”, disse.

O empresário Junior Macagnam, proprietário da marca de moda masculina, Raphael Benetti, afirma que o segmento de moda masculina deve ser promissor, principalmente as vendas de presentes.

“Final de ano tem as festas e amigos secretos, portanto é um momento muito bacana para quem deseja presentear. O mercado de moda masculina está aquecido, sabemos que o consumo deste seguimento cresce cerca de 14% ao ano, de acordo com dados do mercado global, então estamos confiantes. Além disso, temos várias opções para presentear todos os gostos, como camisetas, camisas, calças, acessórios”, falou.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a importância da data para os comerciantes de todo país.
“Sendo a data mais importantes do ano para o setor do comércio, há um forte crescimento no número de empregos e uma grande movimentação de renda nas cidades, o que de maneira geral, fortalece a economia de Mato Grosso e de todo o país”.

Segundo o IPF, os mato-grossenses devem gastar, em média de R$ 367,83 para o Natal, principal data comemorativa do comércio, injetando quase R$ 600 milhões em todo estado, impulsionando os mais diversos segmentos do comércio e serviços. Mais da metade deste montante será investido em roupas e acessórios.

Pesquisa

A pesquisa ouviu 209 pessoas entre os dias 20 de novembro e 7 de dezembro, em 32 municípios de Mato Grosso, sendo a maior participação dos entrevistados da Capital (11%), seguido de Várzea Grande e Rondonópolis (7%), Sorriso, Sinop e Barra do Garças (6%).

O levantamento indicou que a maioria dos entrevistados (57%) pretende realizar compras para a data. A opção de roupas e acessórios será o mais procurado pelos mato-grossenses (51%), seguido de brinquedos (23%), além de cosméticos e perfumes (13%). Eletrônicos, decoração e alimentação para casa obtiveram 3% cada. Já os entrevistados que afirmaram que irão viajar para fora do estado correspondem a 1%.

As formas de pagamento mais citadas foram o cartão de crédito (46%), dinheiro (21%), cartão de débito (18%), Pix (13%). Os carnês foram os menos citados pelos entrevistados (3%).

Apesar das boas condições, a pesquisa revelou que dentre os que não irão consumir na data, a maior parte deles (57%) afirmaram não terem condições financeiras no atual momento, 19% declararam que não comemoram o Natal, 17% alegam outros motivos e apenas 7% declararam não ter disponibilidade de tempo.

Sobre a Raphael Benetti

Marca de moda masculina que se consolidou no mercado nos últimos quatro anos. Atende diferentes estilos e ocasiões, especialmente quem tem perfil urbano, moderno e cosmopolita. É apreciada pelo público que deseja se vestir bem, com qualidade, praticidade, conforto e elegância.

Está atenta às ações de sustentabilidade e transfere esta preocupação aos seus produtos, construindo um legado de respeito e preservação ao meio ambiente.

Possui atualmente três lojas próprias, instaladas em shoppings (Pantanal, Goiabeiras e Várzea Grande), com planos de expansão tanto no varejo, incluindo franchising, quanto no atacado.

search