Após um ano cheio de altos e baixos, que terminou marcado por uma recuperação intensa do setor imobiliário, a expectativa é que a demanda por imóveis siga aquecida em 2021. Em Mato Grosso, a procura por moradias mais confortáveis tem registrado aumento desde junho e dá sinais positivos para o próximo ano, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão Mato Grosso.
Corretores de imóveis experientes no mercado em Cuiabá, Luis Felipe Portella e Cristine Gaboski revelam que a pandemia paralisou a venda de imóveis apenas nos primeiros 45 dias após seu início. Passado esse período, o mercado se adaptou. A chance de continuar no mercado veio justamente com a pandemia: os dois perceberam uma movimentação de mercado para imóveis de alto padrão.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Depois dos primeiros meses, muitas pessoas sentiram a necessidade de ir para um imóvel maior, um pouco mais caro. Teve uma migração para esses imóveis e também mudança de apartamento para casas. Para esse público, temos entrega de imóveis de várias construtoras e neste ano tivemos uma cascata de lançamentos alto padrão, com valores a partir de R$ 380 mil”, apontam.
A busca por mais espaço surgiu da necessidade de passar mais tempo em casa, em razão da pandemia. “Aprendemos muito nesta pandemia. Observamos que o valor dado para a qualidade de vida mudou este ano e nosso papel é acompanhar e ajudar o cliente nessa procura”, afirmam.
EXPECTATIVAS - Para 2021, as expectativas para o país são positivas. De acordo com projeções realizadas pela Cbic, a construção deverá incrementar 4% em seu PIB e, o que seria o maior crescimento do setor desde 2013 (4,5%).
Os empresários do setor mantêm expectativas positivas para os próximos seis meses, segundo a Sondagem da Indústria da Construção. Os resultados do trabalho sinalizam aumento na compra de insumos e geração de novas vagas.
Os índices de expectativa também demonstram que os empresários estimam o aumento do nível de atividade e um maior volume de lançamentos de novos empreendimentos e serviços.