Vivendo um bom momento em meio à retomada da economia, os comerciantes de Cuiabá nutrem expectativas de boas vendas com a chegada do Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, considerado uma das melhores datas para o comércio. Pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá aponta que os comerciantes preveem aumento de 15% nas vendas em comparação com o resultado do ano passado.
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui) ou para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ao avaliar os dados da pesquisa, o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, ressalta que os números estão em compasso com os resultados colhidos pelo comércio nas demais datas comemorativas de 2021. Por isso, a expectativa é que o resultado supere até mesmo o faturamento de 2019, ano livre da influência da pandemia.
“Em um ranking com os períodos de vendas mais propícios para o varejo, o Dia das Crianças historicamente tem ficado na maioria das vezes em terceiro, perdendo apenas para Natal e Dia das Mães. Através dos nossos estudos, estamos estimando um crescimento médio próximo a 15% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Ou seja, a estimativa é fecharmos igual ou até mesmo superior que 2019”, avaliou.
O otimismo da pesquisa já é sentido no cotidiano pelos comerciantes. Thaynná Forte, gerente da loja Super Mega, afirmou à reportagem do jornal Estadão Mato Grosso que as vendas estão realmente apresentando um ritmo melhor em outubro, tanto no atacado quanto no varejo.
“Ano passado vendemos muito bem, mesmo no período pandêmico em que estávamos passando. Esse ano, desde o início, as vendas não foram o que esperávamos. Creio que seja por conta do aumento dos produtos, as coisas estão ficando cada dia mais caras e acho que as pessoas estão preferindo comer. Mas outubro já começou bem. Em comparação com o mesmo período do ano passado, já vendemos cerca de 10% a mais. Até me surpreendi”, disse.
Apesar de as vendas estarem a ‘todo vapor’, Thaynná acredita que deve haver um crescimento ainda maior conforme o Dia das Crianças se aproxima, já que grande parte dos consumidores costuma deixar para comprar ‘em cima da hora’. Segundo a CDL, cerca de metade dos consumidores decidirá o presente no dia e 25,3% tomará a decisão na última semana.
“Tem muita gente que já está comprando para viajar e levar de presente, porém muitos deixam pra última hora, típico do brasileiro. Então, a nossa expectativa é que, para o feriado, as nossas vendas sejam o dobro do ano passado. E se continuar no ritmo que estamos, será”, contou.
PERFIL DE COMPRAS - Conforme a pesquisa da CDL Cuiabá, os brinquedos são o ‘carro-chefe’ da data e, neste ano, 50% das pessoas entrevistadas disseram que pretendem presentear com brinquedos. Itens de vestuário e acessórios (moda) são preferidos por 31,7%. Em seguida, aparecem os calçados (4,4%), eletrônicos (3,2%), perfumes (2,5%), alimentos (2,5%), telefonia/smartphone (2,5%), artigos esportivos (1,3%) e livros/livraria (0,6%).
A pesquisa da CDL aponta ainda que 25,3% das pessoas estão à procura de produtos em promoção para comprar. O preço do presente será um fator decisivo para 48,6% dos entrevistados. O valor médio de gastos para este ano deve ficar na faixa de R$ 188,10.