Depois de amargar instabilidade nas vendas em razão do isolamento social no primeiro semestre do ano, o comércio varejista anseia terminar 2020 com bons resultados no faturamento. Pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) indica que 55% dos empresários da capital estão otimistas com as vendas de fim de ano e projetam superar resultados de 2019.
Faltando pouco menos de dois meses para o Natal, as lojas já começaram os preparos dos estoques. Segundo a pesquisa CDL Cuiabá, 76,7% dos empresários da capital estão conseguindo fazer reposição e manter o estoque.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“É possível observarmos que muitos empresários já começaram a trabalhar o tema Natal, mostrando esse otimismo para o período. Por termos tido um período difícil, onde somente alguns segmentos se sobressaíram, toda oportunidade de se aproximar do cliente e melhorar as vendas será adotada", observa Fábio Granja.
Com relação aos resultados das vendas, 13,3% dos empresários da capital acham que será igual ao ano passado. No entanto, a entidade responsável pela pesquisa prevê um resultado melhor que o de 2019.
“Acreditamos que iremos superar o volume de vendas em relação ao ano passado. Nós estamos animados, pois percebemos isso no dia a dia. As boas expectativas se tornam em oportunidades, em geração de emprego e geração de renda. Com isso, fazemos girar nossa economia, fazendo com que tenhamos um crescimento mais sólido das empresas. Isso está acontecendo tanto no interior do estado quanto aqui na capital”, pontua o superintendente.
Uma das razões para tamanho otimismo nas vendas é a aposta numa campanha de Natal, com sorteio de prêmios e vantagens aos consumidores.
“O Natal sempre foi considerada a melhor data de vendas do calendário anual e para 2020 tornou-se ainda mais importante. É uma data tradicional que proporciona muitas trocas de presentes entre entes próximos. Com a campanha, que neste ano, mais uma vez, terá excelentes prêmios, a estratégia é gerarmos valor para o consumidor comprar no mercado local e, tendo consumo, teremos mais vendas, mais recursos girando na economia e certamente mais confiança e oportunidades para 2021”, antecipou Fábio.
A pesquisa da CDL Cuiabá foi feita na modalidade entrevista com empresários de loja de rua e shoppings. Dentre os participantes ela abrange 33,3% do comércio de bairros; 33,3% do centro e 33,3% dos shopping centers.