A produção de óleos essenciais virou alternativa de renda para agricultura familiar no município de Chapada dos Guimarães (67,7 km de Cuiabá). A instalação de uma fábrica na região já é admitida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que realiza estudos técnicos para fomentar a atividade no local.
“A produção de óleos essenciais pode ser uma grande alternativa para as pequenas propriedades rurais por se tratar de uma produção que permite plantio em pouca área de extensão. É um nicho que está sendo criado. É uma grande oportunidade de negócio para vários agentes de produção”, observa César Miranda, secretário da Sedec.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A produção de óleos essenciais em Chapada dos Guimarães é considerada viável por ser rentável e sustentável. O empreendimento também beneficiará pequenas propriedades instaladas na região. “Pode ser cultivado em pequenas áreas, o que coloca a produção de óleos essenciais como um ramo de atividade muito promissor”, defende o secretário.
Uma área de plantação experimental de priprioca, planta natural da Amazônia, é monitorada por técnicos da secretaria. A erva, que pertence à família ciperácea, é aromática e também medicinal. Seus óleos servem de matéria-prima para as indústrias farmacêutica e de perfumaria.
Outros óleos devem compor a cadeia produtiva. Eles serão extraídos das folhas, flores, raiz e seiva das plantas cultivadas na região. O empreendimento é visto como uma oportunidade para fomentar a agricultura familiar na região.
“Estamos trabalhando para desenvolver uma política de incentivo para a produção de óleos essenciais a princípio na região de Chapada”, defende o secretário.
O trabalho dos técnicos da secretaria também atua para viabilizar alianças produtivas, ampliar o mercado consumidor, estruturar elos da cadeia e organizar o sistema de produção dos compostos naturais.
(Com assessoria)