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Economia Sábado, 20 de Novembro de 2021, 14:00 - A | A

Sábado, 20 de Novembro de 2021, 14h:00 - A | A

AFROEMPREENDEDORISMO

60% das empreendedoras são negras em Mato Grosso

Da Redação

A população negra do Brasil corresponde a 56% dos mais de 200 milhões de brasileiros e o afroempreendedorismo movimenta cerca de R$ 1,73 trilhão por ano no País. Um estudo conduzido pelo Movimento Black Money, plataforma que permite a conexão entre empreendedores e consumidores negros, mostra que em Mato Grosso, 60% das empreendedoras são negras. O levantamento aponta ainda que 51% dos empreendedores brasileiros são negros, sendo 61,5% do sexo feminino.

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Ivonete Guarino, criadora empresa Vô Contigo, é um exemplo desse recorte dos negócios mato-grossenses. Ela destaca que o ecossistema de startups é majoritariamente masculino/branco e que se sente, muitas vezes, intimidada.

Relata ser extremamente complexo ser mulher, mãe, esposa, negra e empreendedora, sem falar que é extremamente exigente consigo mesma. “Tudo tem que ser muito perfeito e é difícil equilibrar tantos papeis”, constata.

A Vô Contigo foi criada a partir das dores da empreendedora e das necessidades familiares – cuidados com a sogra com Alzheimer, pais e avós necessitando atenção. Trata-se de uma plataforma de Internet para atender idosos com serviços de transporte e concierge. O diferencial é que o profissional não só transporta o idoso, mas também acompanha o cliente em atividades diárias como consultas médicas, compras, entre outros. Conta com 12 motoristas ativos e uma psicóloga parceira.

Ivonete revela que começar uma startup com pouco recurso não foi fácil e reconhece que um aporte de capital ajudaria a alavancar os negócios e fazer com que a empresa ‘caminhasse’ de forma mais rápida.

Sua empresa foi selecionada na segunda edição do programa Grow Startup - cresça seu negócio, idealizado pela BlackRocks, aceleradora dedicada a promover negócios tecnológicos liderados por pessoas negras, que mantém a parceria com o banco BTG Pactual. Na mira estão negócios inovadores e escaláveis, focados no B2B ou B2B2C, atuantes em qualquer setor. Foram selecionadas oito startups, todas em fase de pré-operação ou operação.

Ivonete diz sentir muitas dificuldades para enfrentar os investidores. “Apresentar pitch para eles é um medo que preciso aprender a lidar e vencer”. Mesmo assim está confiante e já planeja priorizar em sua equipe a contratação de mais mulheres e de pessoas com mais de 50 anos.

Rogério dos Santos Souza, proprietário da Boa Ideia, empresa de personalização de camisetas e outros objetos, diz não sentir preconceito por ser negro, embora se sinta discriminado por outros empresários pelo fato de seu empreendimento ser, de certa forma, alternativo. No entanto, garante ser muito bem aceito pelos seus clientes e, por ter sido um dos pioneiros no ramo, é visto como uma referência.

“Minha prioridade não é o dinheiro, mas sim a credibilidade e a minha reputação no mercado”, faz questão de deixar claro.
Sobre a temática afro, diz receber encomendas de peças tratando da negritude, especialmente de grupos musicais. Rogério adianta que fará alguns lançamentos de camisetas com fragmentos de letras de samba, para atender a demanda de várias pessoas. Minorias como LGBTQIA+ também estão entre os clientes da Boa Ideia.

Planejamento é essencial

Liliane Moreira, da Gerência de Relacionamento e Comunicação do Sebrae MT, aponta o planejamento como essencial para quem quer empreender.

A analista técnica destaca uma inversão no cenário atual. “Hoje, o empreendedorismo por oportunidade é muito menor do que o por necessidade, que já alcança 80%, segundo a última pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Isso aumenta o risco do negócio não se sustentar por muito tempo”.

Segundo ela, não é errado empreender por necessidade, mas, mesmo sem muitos recursos, é importante fazer pequenas análises e buscar o máximo de informações para minimizar os riscos. E recomenda analisar os recursos disponíveis, não só o financeiro, mas a ajuda disponível na família, entre os amigos, as possibilidades de parcerias, como se posicionar nas redes sociais, observar o que as outras empresas estão fazendo, enfim, quanto mais detalhes analisados melhor.

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Ela esclarece que o Sebrae disponibiliza capacitações gratuitas, como os cursos EAD (Ensino à distância) e a mentoria de 2 horas, chamada Comece pelo Sebrae, que leva o empreendedor a pensar antes de abrir um negócio e assim ser mais assertivo.

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