As ruas do Distrito Nova Esperança, na região do Pequizeiro, em Cuiabá, estão completamente abandonadas. Moradores enviaram ao Estadão Mato Grosso fotos e vídeos indignados com a situação das vias, principalmente à noite.
Segundo os moradores, o distrito existe há mais de dez anos e, ao longo desse tempo, enfrentou diversas dificuldades. Anteriormente, o problema principal era a falta de água, mas agora é a ausência de iluminação pública e segurança.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Dos poucos postes instalados na Rua 14, apenas um possui iluminação. O problema se agrava à noite, pois o bairro não possui asfalto e é cercado por mato, tornando-se uma "rua morta".
De acordo com os moradores, motoristas de carros de aplicativo se negam a entrar no distrito, deixando os moradores longe de suas casas. Os usuários do transporte coletivo também enfrentam dificuldades, pois o ponto é distante e é preciso andar no escuro.
Uma moradora relatou que precisou instalar vigas na rua para conseguir puxar energia elétrica e sinal de internet. Há relatos de que animais silvestres transitam pela região. Nas imagens enviadas, um morador filma um tamanduá.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Obras Públicas de Cuiabá (SMOP) informou que existe um projeto para melhorias da malha viária da região, mas que, até o momento, a Prefeitura atua na viabilização dos recursos necessários para que os trabalhos sejam colocados em prática.
O jornal tentou contato com a concessionária Energisa, responsável pela distribuição de energia em Mato Grosso, mas não houve retorno até a publicação deste material.
*Estagiária sob a supervisão da editora Cátia Alves