Há três meses o grupo da faixa etária de 40 anos ou mais é convocado para receber a 4º dose da vacina contra a covid-19 em Cuiabá. Desde então, o andamento da campanha de imunização para adultos está emperrada. O Município aguarda nota técnica do Ministério da Saúde para iniciar a aplicação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, no próximo grupo. A vacinação de crianças de 3 a 4 anos segue normalmente.
No último sábado, 5 de novembro, especialistas alertaram para uma possível nova onda de covid no Brasil, a vacinação é o principal meio de se proteger da doença. Desde o início das aplicações das doses, em 17 de janeiro de 2021, o número de casos e óbitos pela doença tem caído em todo o país.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Após abertas as ampolas, as vacinas têm apenas oito horas para ser aplicadas. Após esse intervalo, o conteúdo não utilizado deve ser descartado, já que se tona inapropriado. Mesmo assim, não é possível ir às Unidades Básica de Saúde (UBS) de Cuiabá para tentar a “xepa da vacina”.
Na capital, a maior incidência de casos está sendo registrada em pessoas com idades entre 31 e 40 anos. Esta, inclusive, é a próxima faixa etária a ser imunizada com a quarta dose da vacina (segundo reforço).
Contudo, não é possível ainda afirmar que este aumento de infecção neste grupo se dê pela falta da quarta dose.
PÚBLICO INFANTIL
Em todo o estado apenas 45,24% das crianças aptas a vacinar de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose e apenas 26,77% tomaram a segunda dose do imunizante, segundo o Painel da Vacinação Estadual. Já na capital,
Para vacinar crianças de 3 a 4 anos o responsável só precisa levar no posto de saúde, não está previsto nenhuma campanha de vacinação mesmo com a adesão tão baixa a imunização infantil. .
Até o momento, Cuiabá acumula desde o início da pandemia 146.273 casos confirmados e 3.719 óbitos.
Sob a supervisão do editor Tarley Carvalho