A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou que a instituição está se preparando para retornar as atividades presenciais. A informação foi veiculada por meio de nota nesta quarta-feira, 2 de dezembro.
O posicionamento da instituição veio logo após o Ministério da Educação (MEC) determinar o retorno das aulas já em janeiro. Com a repercusão negativa por parte de universidades de todo o Brasil e de parte do parlamento, o MEC revogou o decreto ainda na tarde desta quarta.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com o comunicado da UFMT, as decisões adotadas são orientadas pelo Comitê da Covid-19, que estudam diversos cenários sobre a situação local e nacional. Mas são os Colegiados que definem o retorno das aulas presenciais, assim como ocorreu com às aulas de modo flexibilizado aplicado de agosto até dezembro deste ano.
Na última terça-feira (1º), a instiuição realizou uma reunião do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Consepe) para elaborar uma proposta de calendário acadêmico. Na proposta inicial, o incío do semestre letivo 2020/1 é em 08 de fevereiro de 2021. Nessa proposta o semestre terá 82 dias letivos. No entanto, novas reuniões do Colegiado devem ocorrer e novas mudanças podem alterar a proposta.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Tarley Carvalho