Servidores das Diretorias Administrativas e Financeiras de todas as secretarias municipais de Cuiabá participam de treinamento em que são preparados para contribuir de forma mais engajada na Agenda Cuiabá 2030, que envolve as ações estratégicas da Prefeitura de Cuiabá para o período de 2021 a 2030. Nesta semana, ocorre o terceiro módulo de um total de cinco, no qual três turmas trabalham assuntos diferentes: uma com foco nas pessoas, outra trabalhando o aspecto dos gastos públicos e a terceira turma voltada para os temas acessibilidade e sustentabilidade.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com os monitores do curso, Marcelo Munaretto e Marcelo Zanchi, da Leme Consultoria, todas essas turmas têm em comum o fato de que, mais do que identificar problemas e definir processos de trabalho, os alunos irão desenvolver projetos que serão o produto final dessa qualificação e que poderão ser apresentados à Administração municipal como sugestões de implementação. “Esse produto tende a ser uma proposta de alguma melhoria de processo, de fluxo, de forma de atuação para melhorar a atuação dos DAFs segundo uma perspectiva específica”, explica Marcelo Munaretto.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ainda conforme Munaretto e Zanchi, um dos objetivos da capacitação é desenvolver entre os servidores que atuam nas DAFs a perspectiva de que eles têm participação estratégica e direta com a Agenda Cuiabá 2030 e com todos os serviços que são prestados pelo Executivo municipal, ou seja, de que seu trabalho atende a um propósito maior, uma vez que a entrega de ações da Prefeitura aos cidadãos só é possível graças à área meio. “A ideia é colocar os DAFs de uma forma mais alinhada, mais forte, mais participativa e mais estratégica dentro da Agenda Cuiabá 2030 [...] É trazer maior participação e humanização, ouvindo-os em relação aos problemas e agora encaminhando para a solução”, afirma Marcelo Munaretto.
Conforme a servidora Carmen Caroline Malheiros, que atua na Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educação, muitas outras capacitações já foram ofertadas pela gestão, mas nenhuma com toda essa profundidade. “A gente teve como tarefa de casa saber onde que a gente se enxerga com essa capacitação, onde que a gente se enxerga ajudando no propósito da agenda Cuiabá 2030. E eu, na área da Educação, me sinto totalmente ligada lá na ponta, ajudando na capacitação da criança porque o professor só tem o serviço dele entregue - sem sombra de dúvida - se eu estiver contribuindo para que ele esteja satisfeito com seu trabalho, para que ele entregue um serviço de qualidade para o aluno. Então, sem dúvida é uma ferramenta incrível, sem contar que é uma das grandes marcas da gestão, que é a gestão humanizada. Com salários em dia, garantindo os direitos de todos os profissionais, eu estou somando para essa humanização toda. Essa é uma oportunidade fantástica que a Prefeitura está nos dando”, avaliou.