O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), firmou, nesta quarta-feira (30), compromisso para capacitar jovens de 14 a 18 anos que estão em cumprimento de medidas socioeducativas.
Em parceria com autoridades do Poder Judiciário mato-grossense e do sistema de segurança pública estadual, foi oficializado o programa 'Senac Integra Juventude', que oferecerá cursos profissionalizantes e oficinas de desenvolvimento pessoal.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O projeto, que será implementado primeiramente no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino de Cuiabá, terá início na próxima segunda-feira (4) com a oficina 'Carreiras e Mercado de Trabalho', com foco na preparação das adolescentes para novas oportunidades e à empregabilidade.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a iniciativa é uma "oportunidade para que esses jovens possam visualizar um novo futuro". Ele enfatizou a importância de oferecer alternativas que ampliem as perspectivas profissionais desses adolescentes. “O Senac, com sua expertise em qualificação, quer mostrar novas profissões e novas perspectivas de ressocialização, para que eles possam se sustentar e contribuir com suas famílias", destacou.
O desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), reforçou o propósito do 'Senac Integra Juventude'. "Nosso objetivo principal é a ressocialização desses menores em conflito com a lei, capacitando-os para que possam ser reintegrados ao mercado de trabalho de forma sustentável". Ele ainda salientou a importância de oferecer apoio emocional para garantir o êxito da formação, já que muitos desses jovens vêm de contextos familiares desestruturados.
Capacitação para o futuro
Segundo a juíza Leilamar Rodrigues, coordenadora do Eixo Socioeducativo do GMF-MT, o projeto, que será inicialmente implementado em Cuiabá, tem o objetivo de "abrir a mente dos adolescentes para o que podem encontrar no mercado de trabalho." Para ela, essa experiência será essencial para que os jovens saiam das unidades mais preparados para enfrentar o mundo fora do sistema socioeducativo e com maior clareza sobre as oportunidades que podem alcançar.
Iberê Ferreira Júnior, superintendente de Administração Socioeducativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), destacou a relevância do 'Senac Integra Juventude' para a profissionalização desses adolescentes. "Essas capacitações serão um meio essencial para a ressocialização, garantindo que tenham acesso ao mercado de trabalho, algo fundamental para o sucesso da medida socioeducativa".
Ações educacionais
O Senac-MT iniciará o 'Integra Juventude' com a oficina 'Carreiras e Mercado de Trabalho' para o público feminino do Centro Socioeducativo de Cuiabá, ministrada pela instrutora Mariluze Muller. A oficina será seguida pelos cursos 'Design de Sobrancelhas' e 'Alongamento de Cílios', que ocorrerão ao longo do próximo mês. Para o público masculino, as atividades terão início no final de novembro, com a mesma oficina de carreiras e o curso de 'Corte de Cabelo Masculino', além de uma palestra sobre 'Inteligência Emocional', que visa fortalecer habilidades socioemocionais.
"O nosso compromisso vai além da qualificação. Buscamos impactar e transformar a vida desses jovens, oferecendo não só uma profissão, mas uma nova perspectiva de vida", reforçou Edson Dahmer da Silva, diretor regional do Senac-MT.