Para combater crimes ambientais em áreas de risco, fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) contam com 45 novos coletes balísticos. Os acessórios de segurança foram adquiridos com recursos do Programa (REM) na ordem de R$ 80,7 mil.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Antes de terem os próprios acessórios, os fiscais utilizavam coletes das forças de Segurança Pública. Conforme o superintendente de fiscalização da Sema-MT, Bruno Saturnino, servidores das sedes regionais e da Sema de Cuiabá já saem hoje para campo com coletes próprios da Secretaria.
A aquisição é importante para a continuidade do trabalho de combate ao desmatamento ilegal com segurança, ressalta. "Vimos a necessidade devido ao grau de risco que passamos durante o trabalho de fiscalização, principalmente nas áreas mais hostis, na região Norte e Noroeste de Mato Grosso", explica o superintendente.
Conforme a coordenadora do Sub-Programa de fortalecimento institucional do Programa REM, Francieli Nascimento, uma das missões do programa é fortalecer os órgãos executores e que realizam a fiscalização ambiental. "Os coletes balísticos são EPIs financiados pelo Programa REM que estão melhorando as condições de trabalho dos técnicos e garantindo a segurança complementar ao apoio que agentes de Segurança Pública do Estado prestam às equipes de fiscalização", conta.
Programa REM
O Programa Global REDD Early Movers (REM) remunera e premia o esforço de mitigação das mudanças climáticas. O estado de Mato Grosso tem o apoio do Programa REM desde dezembro de 2017, e até o final da iniciativa receberá R$ 232,4 milhões (cerca de 44 milhões de euros) para fortalecer a sua fiscalização, operacionalização e responsabilização.