A Prefeitura de Sinop iniciou, nos últimos dias, a limpeza de valas de escoamento de água. Neste momento, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos atuam nas avenidas dos Ingás com Flamboyants e Joaquim Socreppa com Itaúbas. Na última semana, os trabalhos foram nas avenidas dos Ingás e Pinheiros, com a retirada de mais de 200 caçambas de entulhos.
Entre os materiais descartados incorretamente nesses locais estão fogões, sofás, colchões e outros, fato que preocupa o secretário de Obras, Remídio Kuntz. “Sinop ainda tem mais de 55 quilômetros de valetões a céu aberto e pedir para a população não jogar lixo nos canteiros, nas avenidas, porque isso vai para a boca de lobo e para as valas. A secretaria de Obras está há mais de cinco meses carpindo valas e agora entrou com a retroescavadeira”.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O secretário ainda alertou que não jogar lixo nas valas evita uma série de problemas. “Evita alagamentos, dengue e melhora a qualidade de vida, então a secretaria atua em vários setores da cidade. Também há bocas de lobo trancadas, vamos entrar nesse trabalho a partir do dia 20, contratamos um caminhão com uma broca para fazer esse serviço em pontos mais críticos, onde os canos estão trancados”.
Além de acarretar problemas, caso o cidadão seja flagrado fazendo o descarte pode ser penalizado com multa. “As pessoas devem fazer o descarte correto desses lixos, não podem jogar em avenidas, valas e áreas institucionais. Pedimos que ajudem a secretaria a manter a cidade limpa e bonita”, acrescentou.
Atualmente, a secretaria atua também na colocação de tubos em alguns setores e fechamento de valas. “Finalizamos o Jardim Paulista I e II, estamos na rua João Pedro Moreira de Carvalho, junto com avenida Foz do Iguaçu, colocando tubos de 1,75 metros de espessura, duas carreiras, e no fundo, ligando a Estrada Ruth, aduelas de 2,2 metros cada uma”, completou.