Duas novas obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) vão causar mais alterações no trânsito da Avenida da FEB a partir desta quarta-feira, 24 de janeiro, e da próxima sexta-feira, 26.
Além disso, ainda está em curso a primeira intervenção de 2024, para as obras de drenagem no sentido Várzea Grande-Cuiabá, que limitou o trânsito na Ponte do Porto.
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Desta vez, a intervenção será realizada no sentido Cuiabá/Várzea Grande, para implantação da Estação de Embarque e Desembarque Vereador Abelardo Azevedo, realocação da rede de energia elétrica e de iluminação pública, além de obras complementares.
Essa intervenção vai do acesso ao bairro Construmat até a Rua da Habilitação, próximo ao Viaduto Isabel Campos. O trânsito da Avenida da FEB será desviado para as pistas de concreto onde rodará o BRT.
Os motoristas que deixam o bairro Construmat não poderão mais atravessar a Avenida da FEB para seguir em direção ao Centro de Várzea Grande. Somente será permitido o acesso à direita, para quem segue em direção a Cuiabá.
Já a intervenção que se inicia na sexta-feira, 26, ocorrerá na mesma região, mas para o sentido Várzea Grande-Cuiabá. O objetivo dessa intervenção é o mesmo: construir a nova estação e realocar a rede de energia elétrica e iluminação, além de obras complementares. Da mesma forma, o trânsito será desviado para a pista central de concreto.
Coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar Arruda Vello destaca que essas obras já estavam previstas no projeto original do BRT e que o consórcio construtor alocou mais equipes de trabalho para acelerar o prazo de execução.
“Passamos a exigir mais celeridade e mais pessoal para que o impacto no dia a dia da população seja o menor possível, sem nos descuidar da qualidade das obras que são fundamentais para a mobilidade urbana das duas principais cidades de Mato Grosso”, disse.
Cidomar lembrou ainda que, desde o início das obras de implantação do BRT, diversas rotas alternativas foram definidas nos bairros dos dois lados da Avenida da FEB, na tentativa de minimizar a dor de cabeça para quem transita diariamente entre Várzea Grande e Cuiabá.
“Nosso trabalho sempre foi no sentido de evitar o máximo de transtorno para os usuários do transporte coletivo e condutores de veículos. As obras do BRT estão voltadas para melhorar os serviços prestados à população e para valorizar Várzea Grande e Cuiabá, que foram penalizadas com as obras da Matriz de Mobilidade da Copa do Mundo de 2014”, concluiu.