Em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (28), o Conselho Técnico de clubes da Série do Campeonato Brasileiro definiu que o público poderá voltar a estar presente nos estádios a partir da 23ª rodada da competição, que acontece já no próximo final de semana. Desse modo, os torcedores poderão acompanhar neste sábado, 2 de outubro, de forma presencial, o jogo entre o Cuiabá e o América (MG), marcado às 16h, na Arena Pantanal.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Conforme as informações, dos 19 times que participaram da votação, apenas o Athletico Paranaense votou contra a volta do público no final de semana. Isso porque, a delegação defende que os jogos sejam a portões fechados, até o fim do brasileirão.
Os outros 18 clubes da Série A, incluindo o Dourado, foram favoráveis à flexibilização em todos os estádios do país. A quantidade de pessoas permitida para os jogos não chegou a ser definida. O conselho decidiu que em cada estado, a capacidade de torcida permitida seguirá as regras definidas pelos governos locais.
Em âmbito estadual, o governador Mauro Mendes (DEM) já havia aprovado em julho passado, uma lei que diz respeito ao retorno dos torcedores, com público máximo de 35% da capacidade. Só poderão, no entanto, ir aos estádios, quem já tiver concluído a vacinação contra a covid-19 ou apresentar um exame RT-PCR contra a covid-19 em até 48h antes do jogo.
Na reunião, que teve todos os times da principal série dos jogos, foi definido que o Bahia terá o próximo jogo adiado, isso porque o governador da federação não autorizou a volta do público nos estádios, e deve discutir o assunto no dia 11 de outubro próximo.
O Flamengo não participou da reunião, mas já havia informado ser a favor da volta dos torcedores.
Em São Paulo, o governo vai liberar a partir de 4 de outubro os jogos no sistema presencial. Assim, as partidas de Palmeiras x Juventude e Bragantino x Corinthians, que ocorrem no estado este final de semana, serão sem público. Ficou definido também que o Bahia terá seu jogo adiado, já que o governador daquele estado não liberou público nos estádios ainda e deve voltar a discutir o tema apenas no dia 11 de outubro.
Já o jogo entre o Santos e Fluminense foi adiado a pedido dos santistas.
A presença do público nos estádios está suspensa desde o início de 2020, o que gera grande perda financeira aso clubes.
Veja abaixo como ficou cada jogo da 23ª rodada:
Cuiabá x América-MG
Fortaleza x Atlético-GO
Bahia x Ceará - adiado
Bragantino x Corinthians - sem público
Atlético-MG x Internacional
Flamengo x Athletico
Chapecoense x São Paulo
Palmeiras x Juventude - sem público
Santos x Fluminense - adiado
Grêmio x Sport