Os atendimentos ofertados nos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) coordenados pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência continuam sendo realizados de forma remota. A orientação repassada foi que cada coordenador e equipe técnica elaborassem medidas alternativas de atendimentos para monitoramento diário dos idosos.
Mesmo com as atividades coletivas terem sido suspensas e as unidades estarem fechadas como forma de prevenção ao coronavírus, os idosos assistidos pela rede municipal estão recebendo atenção diferenciada.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Atualmente, cerca de 1.690 idosos estão cadastrados nas unidades. Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência de Idosos, o Maria Ignês, na região do CPA, com 530 assistidos. Na região do Coxipó é o CCI João Guerreiro, com 465 idosos. Na região do Novo Horizonte, o CCI Aidee Pereira, com 120 e no Centyro, o CCI Padre Firmo, com 577 assistidos.
Um dos projetos que foram adotados para dar continuidade aos serviços, foi a criação de grupos de wattsapp. A ideia surgiu da necessidade de manter o contato com esse público, que se enquadra no grupo de risco, sendo esse um importante canal de envio de orientações, esclarecimentos de dúvidas e saber sobre o estado de saúde de cada assistido.
“Como a principal recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, a utilização do serviço digital de mensagens instantâneas foi a melhor saída. Diariamente temos notícias dos idosos. Até o momento, nenhum caso registrado que precisou de encaminhamento para a rede básica de saúde. Os idosos estão obedecendo as regras de prevenção e contágio do Coronavírus e estão ficando em casa”, esclareceu a coordenadora de Atenção Básica, Eva Nelson.
Cada CCI estabeleceu um cronograma de trabalho, por meio de plantões entre as equipes para oferecer essa assistência à população da terceira idade. “Além dessas atividades via on line, quando necessário, e para atender àqueles idosos que não são adeptos as novas tecnologias, as equipes vão às residências dos assistidos para dar orientações e saber como estão os idosos nesse momento de pandemia”, disse a
Além das quatro unidades dos Centros de Convivência, os idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, ou via wattsapp ou por meio de contato telefônico.
As atividades coletivas e em grupos estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março.