O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto- Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, por meio do Serviço Especializado em Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar (NGQH) realizaram entre os dias 24 a 27/10 ações de prevenção e conscientização sobre doenças no trabalho em todos os setores da unidade hospitalar nos períodos diurno e noturno.
As atividades desenvolvidas abrangeram a aplicação de ginástica laboral de forma preventiva e terapêutica, e a conscientização dos colaboradores sobre a importância do exercício físico. A iniciativa faz parte do projeto “Vida Saudável”, criado com o intuito de contribuir na prevenção e na redução das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Segundo o educador físico do SESMT, Rodrigo Souza, a aplicação da ginástica laboral é realizada de acordo com a necessidade e a função exercida pelo colaborador. “Além da ginástica laboral, realizamos atendimento individualizado, com aplicação de técnicas para conhecimento do nível de incômodo muscular e estresse. E, então, aplicamos os exercícios de acordo com a necessidade das pessoas”, explicou.
Para quem participou da atividade, o momento foi de extrema relevância, segundo a técnica em enfermagem da ala Pediátrica, Zilma Maciel. “Essa ação ajuda no processo de fortalecimento da parte muscular e ameniza as dores. Gostei muito de participar das atividades propostas. Estou bem mais relaxada e com melhora evidente do estado físico, com ensinamentos básicos de alongamento e orientações”, destacou Zilma.
De acordo com Cesar Cotrim, que trabalha no setor de Credenciamento e Habilitação, foi importante a visita do educador físico para lembrar a necessidade do autocuidado. “Muitas vezes aprofundamos muito no trabalho que esquecemos de movimentarmos. Outro momento importante foram as orientações que recebemos, de acordo com o que preenchemos no formulário, onde foi avaliado o foco da dor e o nível de estresse das pessoas”, informou.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra os hospitais municipais HMC e Hospital Municipal São Benedito, sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, explicou que a iniciativa é uma ação humanizada da administração municipal. “A gestão Emanuel Pinheiro realiza constantes ações com foco na qualidade de vida e melhoria do estado de saúde dos servidores. Esta ação ajuda na capacidade funcional diária dos colaboradores e, com isso, os benefícios são imensos tanto para o trabalhador quanto para o hospital”, pontuou.
“Entre as ações do projeto “Vida Saudável”, está a criação de uma apostila digital com o direcionamento do exercício físico específico para cada setor dos hospitais municipais. Qualquer dificuldade, o educador físico do SESMT estará à disposição para mais esclarecimentos e orientações”, completou Rós.
As ações de prevenção e conscientização sobre doenças no trabalho, por meio do projeto “Vida Saudável”, também serão realizadas no Hospital Municipal São Benedito entre os dias 07 a 11 de novembro nos períodos diurno e noturno.
Quais sintomas podem indicar o surgimento de LER ou DORT?
•O aparecimento de dores intensas que também podem irradiar para toda a musculatura ao redor da região afetada
•Inchaço e rigidez no local
•Dificuldades para movimentar o membro afetado
•Redução de força, fadiga e sensação de peso
•Alteração da sensibilidade
•Vermelhidão no local
•Espasmos
Como evitar LER e DORT?
A melhor forma de prevenir quadros de LER/DORT é cuidar da ergonomia no ambiente de trabalho. Veja algumas dicas práticas para evitar o desenvolvimento de LET ou DORT:
1.Organize bem seus materiais e equipamentos de trabalho (máquinas, objetos e móveis)
2.Aprenda mais sobre a maneira correta de executar suas atividades
3.Observe uma postura correta ao realizar seu trabalho
4.Evite o excesso de carga horária
5.Faça pausas regulares em atividades repetitivas
Ex: 1h de trabalho = 50 minutos de digitação + 10 minutos de pausa
6.Pratique exercícios laborais frequentes para compensar o esforço dos membros estressados
7.Quando tiver dúvidas de como proceder procure a orientação