O material vazado após uma perfuração do gasoduto Cuiabá-Bolívia no trecho de Nossa Senhora do Livramento nesta manhã de sábado, 30 de janeiro, não representa risco ambiental. É o que diz a empresa Âmbar Energia, responsável pela tubulação.
Em nota oficial, a empresa informou que o sistema de monitoramento fechou as válvulas de segurança do trecho afetado tão logo identificou o vazamento. O documento cita que não houve nenhuma vítima no incidente e que equipes da companhia já estão a caminho do local para reparação.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Já o Governo do Estado informou que já está adotando as medidas necessárias para apuração do caso. O Governo também menciona que a empresa se comprometeu a concluir o reparo ainda neste sábado.
A assessoria de imprensa do governo também informou que as forças de segurança, presentes no local, relataram que a situação já está sob controle e que as investigações sobre o caso já serão iniciadas. Essas forças de segurança, que envolvem o Corpo de Bombeiros e as Polícias Civil e Militar, devem permanecer no local até a conclusão do caso.
Nesta manhã de sábado, motoristas que passavam pela BR 070, trecho de Nossa Senhora do Livramento, se assustaram com a grande quantidade de fumaça causada pelo vazamento de gás. Antes das devidas apurações, boatos afirmavam que se tratava de uma explosão.
Também houve compartilhamento de supostas explosões ao longo da rodovia, rumo a Cáceres.
Por causa do vazamento, o trecho da BR 070 permanece fechado para trânsito.
VEJA AS NOTAS
ÂMBAR ENERGIA
A Gás Ocidente Mato Grosso (GOM) informa que seu sistema de monitoramento identificou uma perfuração do gasoduto e fechou automaticamente as válvulas de segurança do trecho afetado, interrompendo o fluxo de gás. O incidente ocorreu em área rural e o gás não representa risco ambiental.
As autoridades foram imediatamente acionadas e reportaram que não houve vítimas. Equipes da companhia estão a caminho do local para reparar os danos à tubulação.
GOVERNO DO ESTADO
Assim que soube do rompimento do gasoduto da Âmbar Energia com vazamento de gás neste sábado (30.01), em Nossa Senhora do Livramento, o Governo de Mato Grosso entrou em contato com a empresa para que todas as providências fossem tomadas.
De acordo com as informações repassadas pela Âmbar Energia ao Estado, as válvulas de segurança foram acionadas imediatamente para evitar mais vazamentos e duas equipes da empresa, de Cuiabá e Cáceres, estão no local para reparar o gasoduto, o que deve ser finalizado ainda neste sábado.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, assim como da Polícia Civil e do Batalhão Ambiental, estão no local, relatam que a situação já está sob controle e vão iniciar as investigações sobre o caso. As forças de segurança estaduais permanecerão no local até que o problema seja totalmente resolvido.
O Governo de Mato Grosso já está adotando todas as medidas cabíveis para apuração do caso.