As três principais companhias aéreas do Brasil - Azul, Latam e Gol - ainda não têm interesse em operar voos internacionais partindo de Cuiabá. O Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, será oficialmente homologado para voos internacionais na quarta-feira, 31 de julho, em evento que contará com a presença do presidente Lula (PT), ainda sem nenhuma rota internacional.
A homologação é possível após a concessionária Centro-Oeste Airports concluir as obras de melhoria de infraestrutura do terminal, com instalação de postos da Polícia e Receita Federal, além de outras estruturas necessárias para recepcionar voos internacionais.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O Estadão Mato Grosso procurou as companhias aéreas para saber sobre o interesse em operar voos de Cuiabá para outros países.
A Azul informou que está sempre atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de incremento de sua malha. Contudo, ainda não tem previsão de voos internacionais partindo de Cuiabá.
A Latam também disse que sempre estuda oportunidades de ampliar sua malha e que qualquer nova operação será comunicada pela companhia.
Já a Gol informou que os passageiros de Mato Grosso têm a opção de viajar com a companhia para Orlando, Miami e, em breve, Cancún. Porém, é necessário fazer uma conexão em Brasília, onde funciona o hub de distribuição de voos para a América do Norte.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, falou ao Estadão Mato Grosso que planeja dialogar com o Governo Federal para criar mecanismos que incentivem as empresas aéreas operarem voos internacionais a partir de Cuiabá. Ele avalia que o estado tem fluxo suficiente de passageiros para convencer as companhias aéreas.
“Nós temos um bom incentivo fiscal para as empresas de aviação. Esse incentivo depende do número de voos regionais que eles fazem aqui, quanto maior o número de voos regionais, maior é o incentivo. Nós podemos trabalhar isso para que esses voos internacionais também possam comportar. Tudo é possível”, apontou.
Quase 3 milhões de passageiros circularam pelo Aeroporto Marechal Rondon durante o ano de 2023. Foram 46 mil voos operados no local, entre pousos e decolagens. Até o mês de junho deste ano, os números indicam a tendência de repetir o resultado. De janeiro a junho, foram 1,47 milhão de passageiros em 25,8 mil voos operados no aeroporto.
Com esses dados em mãos, o secretário também pretende conversar diretamente com as companhias aéreas para apresentar o fluxo de passageiros do Aeroporto Marechal Rondon, na tentativa de convencê-las a implantar ao menos um voo internacional por semana.
“Vamos conversar direto com as empresas aéreas, junto com a concessionária. Para as empresas aéreas, tendo o fluxo de passageiros para os voos, é interessante. Nós não vamos dizer que nós vamos começar aqui como Guarulhos [SP], como o Galeão [RJ], mas nós já temos volume de passageiros para a gente começar a pensar em voos semanais, alguma coisa assim”, finalizou Miranda.