O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) oficializou as regras para as festividades de fim de ano e do Carnaval 2022 em Cuiabá em novo decreto nesta noite de quarta-feira, 1º de dezembro. Ele manteve o cancelamento dos eventos públicos em comemoração ao Réveillon, mas liberou a realização da festa em âmbito privado, mediante protocolos sanitários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A comemoração do Carnaval continua proibida, tanto pública quanto privada.
Os eventos privados deverão exigir o cartão de vacinação comprovando a imunização completa, com as duas doses ou dose única, de seus convidados. Para aqueles que ainda não tenham completado o ciclo de imunização, a alternativa será apresentar o exame PCR, realizado no período máximo de 48 horas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
As novas regras foram definidas pelo prefeito após reunião com o setor produtivo, com representantes de bares, restaurantes e comércio em geral nesta tarde de quarta. De manhã, ele recebeu jornalistas para uma coletiva de imprensa, onde tratou de seu retorno à Prefeitura e anunciou o cancelamento das festividades públicas no fim do ano e no Carnaval 2022.
Na ocasião, ele adiantou que se reuniria com o setor no período da tarde, alegando que este foi um dos mais impactados, com inúmeros fechamentos definitivos e registro de falência. Em todas as restrições de funcionamento impostas por causa da gravidade da pandemia, o setor de lazer e entretenimento foi o primeiro a ter as atividades suspensas para evitar a aglomeração de pessoas e contágio pelo novo coronavírus.
Na última semana, todo o planeta ficou em alerta após a identificação da nova variante do vírus, a ômicron. Classificada como variante de preocupação, a nova cepa possui 52 mutações, sendo mais de 30 na proteína spike, responsável por “ligar” o vírus à célula, e é possivelmente mais contagiosa que as outras mutações.
Nesta terça-feira, 30 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou a chegada da variante no país, com dois casos confirmados de passageiros que estiveram na África do Sul. A confirmação foi dada em contraprova realizada pelo Instituto Adolfo Lutz. Nesta quarta, houve a confirmação de um terceiro paciente infectado pela nova variante do vírus.
Também nesta quarta, uma notícia chocou e causou preocupação na Baixada Cuiabana. Uma mulher que também chegou recentemente da África do Sul furou a quarentena e levou os filhos para passear no Várzea Grande Shopping. Ela testou negativo para covid-19, mas segue sendo monitorada, devido ao protocolo sanitário.