A Prefeitura de Sinop, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, recebeu ontem (25), uma comitiva do Estado do Rio de Janeiro composta por autoridades do Governo do Estado, liderada pelo Subsecretário Executivo da Secretaria de Estado de Educação, Alexandre Gurgel, acompanhado do assessor técnico, Roberto Farias, com o objetivo de conhecer o Projeto de Robótica Espacial implantado em 100% da rede municipal do ensino fundamental de Sinop.
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A iniciativa do município se tornou referência nacional, por ser a primeira cidade no Brasil a implantar o projeto em toda rede. Ao todo, 10 mil alunos do ensino fundamental de 17 escolas estão fazendo parte deste projeto inovador, que ensina robótica pela tela do celular. Para marcar o início da novidade, Sinop recebeu no mês passado a carreta itinerante do projeto, conhecida como “Tecnomob”, que conta com um espaço maker completo, estruturado com equipamentos tecnológicos de robótica, composto por impressoras 3D, máquinas laser, notebooks, além de robôs, rovers e drones.
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O Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, destaca a importância desse projeto na educação municipal, e ressalta a alegria em receber a comitiva do Estado do Rio de Janeiro em Sinop. “Eu acredito que Sinop tem potencial para ser modelo em educação e prova disso é que seremos o primeiro município do Brasil a implantar o Projeto Robótica Espacial, em 100% de nossas escolas municipais de ensino fundamental”, disse. “Tudo isso, porque esta gestão entende que as crianças são o futuro da nação e somente a educação de qualidade poderá dar um destino digno e feliz aos nossos pequenos. Hoje nós estamos muito honrados em recebê-los em nosso município”, apontou o gestor.
O Subsecretário Executivo da Secretaria de Estado de Educação, Alexandre Gurgel, falou sobre a importância da vinda ao município de Sinop. “Para nós da comitiva do Estado do Rio de Janeiro, é uma honra estarmos em Sinop e sermos tão bem recebidos pelo Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, todo corpo de secretários e equipe da Educação. Sinop teve a coragem de vir pra fronteira do conhecimento e ir além. O Projeto de Robótica Espacial não é pra só ensinar montar robô, ele traz um conceito moderno de ensino, que são eixos da aprendizagem do futuro. O que nós vimos aqui foram alunos felizes, professores dedicados e uma secretaria muito moderna e bem administrada. Retornaremos para o Rio de Janeiro, levando na bagagem muitos aprendizados aqui do município de Sinop e convictos de que Sinop se tornará modelo de gestão em educação para todo país. Em breve esperamos retornar para vivenciarmos mais experiências exitosas que essa cidade tem desenvolvido”, destacou o Subsecretário.
A Secretária Municipal de Educação, Sandra Donato, destacou a satisfação em receber a comitiva. “Para nós, enquanto administração pública, é muito gratificante sabermos que estamos no caminho certo e o principal é ofertar para nossas crianças o conhecimento de uma forma inovadora, de autoaprendizagem. Não se trata, apenas, de ensinar robótica. Queremos criar o espírito da inovação no município. A educação tem que ir até os alunos, onde eles estiverem. Outro ponto importante, dentro do fator tecnológico é que estamos capacitando todos os professores da rede pública de Sinop. Os professores precisam entender que a tecnologia pode e deve ser uma importante aliada no ensino. Sinop tem pressa, nós queremos avançar”, frisou a gestora.
Na ocasião estiveram presentes também a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, o Diretor de Projetos da FUNETEC, Epitácio Brito, e equipe pedagógica da Secretaria de Educação.
Sinop em Destaque
Sinop, que já é uma potência nacional do agronegócio, pretende diversificar sua matriz econômica, de olho em futuros investimentos da chamada “Nova Economia”. A ideia é formar um banco de talentos na cidade, com crianças e jovens desenvolvendo múltiplas competências digitais. Por ser um dos maiores produtores de grãos do Brasil, o Mato Grosso precisa ter uma educação que dialogue com a fronteira agrícola de hoje, toda automatizada, com forte implementação de softwares, aplicativos e adoção de serviços tecnológicos. A ideia da prefeitura, ao criar um banco de talentos com novas habilidades digitais, é reforçar os elos desta ligação agronegócio/TI, com possíveis cooperativas digitais e novos arranjos produtivos. A educação tradicional segue modelos do passado e não cria novas competências digitais. O projeto do curso de robótica é um primeiro passo de SINOP, em um ambicioso projeto de ensino tecnológico, que prevê, ainda, a implantação de centros de inovação.