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Cidades Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 15:46 - A | A

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FALHAS ESTRUTURAIS

Centro de Reabilitação do Planalto será desativado e pacientes realocados

Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá vai desativar o atendimento do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) do bairro Planalto, responsável pelo atendimento de idosos e crianças que necessitam de tratamentos fisioterapêuticos.

Por conta do efeito das fortes chuvas registradas nos últimos dias, uma parte do teto de gesso desabou na madrugada desta terça-feira (14), impossibilitando o atendimento pelos profissionais da saúde. 

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Na tarde do mesmo dia, o prefeito Abilio Brunini e a Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, compareceram ao local e dialogaram com os servidores públicos.

O prefeito determinou que a equipe técnica da saúde avalie quais medidas emergenciais poderão ser adotadas para não prejudicar pacientes.

"Um levantamento será feito para verificar quais unidades de saúde poderão atender idosos e crianças que necessitam dos serviços de saúde. Nossas medidas serão pautadas pela eficiência e economicidade", explicou Abilio. 

A fisioterapeuta Jessica Gonçalves, responsável técnica da unidade de saúde, informou que desde novembro encaminhou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde cobrando providências a respeito da infiltração de água de chuva no local. Porém, não houve nenhum retorno. "Houve uma negligência que está devidamente comprovada por meio de documentos", revelou.

A secretária Municipal de Saúde explicou que o prédio que abriga o CER II é atualmente locado. Por conta das falhas estruturais, o contrato de locação não será mais mantido.

As medidas administrativas para não prejudicar pacientes e retirar móveis já foram providenciadas. 

"Os danos são irreparáveis. Não tem como aproveitar o prédio. A laje está comprometida. Mesmo que troque a parte do telhado vai ficar um ambiente perigoso aos médicos e pacientes. Vamos tomar uma solução a partir da análise das fichas dos pacientes para realocá-los em outras unidades de atendimento", pontua Lúcia Helena.

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