Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 130 mortes e 5.738 casos de covid-19. A atualização faz o país chegar ao patamar de 603.282 óbitos causados pelo novo coronavírus desde que a doença chegou ao Brasil, em março de 2020. O total de infecções pela doença chegou a 21.644.464 no país. Os dados são do Painel Conass Covid-19, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), atualizado até às 18h, deste domingo (17).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui)
O Conass aponta, que três Estados não atualizaram os dados. Mato Grosso do Sul manteve os dados do dia 16/10; Mato Grosso manteve os dados do dia 15/10; e Tocantins manteve os dados de 16/10. Ou seja, os novos casos e óbitos desses três estados não estão inseridos na atualização divulgada nesta data.
O documento mostra que a média móvel de mortes está em 324. Já a média móvel de novos casos está em 9.806. A análise por média móvel é importante para dar melhor visibilidade à evolução da pandemia, já que ela equilibra o atraso de notificações.
A letalidade da doença se mantém em 2,8%. Esse índice, entretanto, só considera os números oficiais. Portanto, pode haver defasagem devido às subnotificações de casos, principalmente em relação aos pacientes assintomáticos, que acabam por não saber que foram infectados.
Já a taxa de mortalidade da doença está em 287,1 para cada 100 mil habitantes. Esse índice é considerado mais preciso porque não sofre interferências das subnotificações. Além disso, o índice permite fazer comparativos entre regiões de diferentes tamanhos populacionais, inclusive comparar os estados à média registrada nacionalmente, para saber se uma unidade da federação está dentro, abaixo ou acima da média de mortes registrada no país.