Bom Jardim da Serra, uma das cidades mais frias do país, na Serra de Santa Catarina, registrou nesta quarta-feira (2) a menor temperatura do Brasil desde o início do ano: -10,4°C, segundo a Climatempo. O frio extremo congelou paisagens e formou cristais de gelo em um chafariz na cidade.
Carros também ficaram congelados e a vários pontos da cidade ficaram tomadas de branco em vários pontos. As temperaturas abaixo de zero também se estenderam para outras cidades da região, como São Joaquim (-7,78 °C), Urupema (-7,38 °C) e Urubici (-6,14 °C).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A semana é marcada pela onda de frio em Santa Catarina. Na segunda-feira (31), por exemplo, o estado registrou a primeira neve do inverno. Já na terça, ao menos 27 cidades registraram mínimas abaixo de 0°C.
O frio intenso acontece no sul do Brasil, afetando Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. No entanto, ela também está derrubando as temperaturas, mas de forma mais amena, no restante do país.
O que esperar do inverno de 2025
O inverno deste ano, que segue até 22 de setembro, será marcado por frequência e intensidade maiores das massas de ar frio de origem polar em comparação com o outono.
A estação também traz o aumento da força e da duração dos ventos sul, potencializando sensação de frio. Outro destaque do período são os ciclones extratropicais, mais comuns e intensos nesta época. Eles favorecem a formação de ondas boas para o surfe, mas também geram ressacas e riscos à navegação.
Além disso, o inverno é propício à formação de nevoeiros marítimos ao longo da costa, especialmente nos dias em que ocorre calor fora de época.
Apesar das baixas temperaturas, o inverno também é uma das estações mais secas do ano, especialmente em agosto, inclusive com alto risco de incêndios.